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sexta-feira, 15 de maio de 2015

Secretaria de Saúde de Aratuba tem novo Ouvidor

Pedro Denis é Formado em Gestão de Recursos Humanos pela FANOR. 


 Diretor de Ouvidoria (Ouvidor)
A Secretaria Municipal de Saúde quer ouvir suas sugestões, dúvidas, críticas e elogios. Para facilitar essa comunicação, o servidor público Pedro Denis da Silva Santos, foi nomeado através da Portaria 107/2015, Ouvidor da SMSA.

A Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde de Aratuba é um canal de amplo acesso aos usuários, que tem a participação efetiva dos cidadãos e estabelece um amplo relacionamento democrático entre a gestão de Saúde Pública e usuários do sistema.

Atualmente o papel fundamental da Ouvidoria dentro do SUS em Aratuba é nortear as avaliações da gestão pública, as opiniões geradas pelos usuários dos serviços públicos de saúde, na busca de humanizar e garantir soluções referentes às ações e serviços oferecidos à população.

A intenção do Prefeito Ivan Neto em priorizar a Ouvidoria da Saúde é ampliar a qualidade dos serviços presentados ao cidadão aratubense, tendo como base  o relato e vivências dos mesmos. 

COMO ACESSAR A OUVIDORIA

Você pode acessar a ouvidoria pelo telefone - 85-3329-1444 ou pelo e-mail: ouvidoriasusaratuba@gmail.com, e por atendimento presencial. A Ouvidoria também pode ir até você por meio da Ouvidoria Itinerante.

OUVIDORIA ITINERANTE

A Ouvidoria Itinerante é constituída por iniciativas que podem deslocar-se territorialmente até comunidades remotas, trazendo informações importantes.

A Ouvidoria Itinerante desempenha, portanto, um papel importantíssimo, pois congrega  a comunicação e a escuta qualificada com o respeito à diversidade e à cultura desses territórios vulneráveis.

Na Ouvidoria da Saúde você pode fazer:

Denúncias -  quando se quer indicar irregularidade ou indício de irregularidade no atendimento . Ex; cobrança de procedimentos, negligência médica.

Reclamação – quando se quer relatar insatisfação em relação às ações e/ou aos serviços de saúde, sem conteúdo de requerimento. Ex: demora no atendimento, excesso de fila, falta de medicamentos.

Solicitação – quando se requer acesso a atendimento ou a ações e/ou serviços de saúde, ou qualquer outra informação da gestão SUS no âmbito municipal, estadual e nacional.

Pergunta -  quando  se busca instrução, orientação, esclarecimento, ou ensinamento relacionado à  saúde.

Elogio – quando se quer demonstrar satisfação por um serviço prestado pelo SUS. Ex. bom atendimento.

Sugestões: quando se quer propor ações considerada útil à melhoria do SUS.

OUVIDORIA PERTO DE VOCÊ

Por fim, é importante que  todo cidadão saiba que a Ouvidoria da Saúde atua na perspectiva da participação social procurando a melhoria dos serviços de saúde.

Esse trabalho tem mais condições de atingir seus objetivos se a Ouvidoria estiver próxima do cidadão e da gestão do serviço  

Dessa forma é possível á Ouvidoria  mediar os eventuais conflitos existentes entre eles e levar ao gestor o olhar  do usuário da Saúde.