Páginas

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Pergunte ao Dr. Hellanyo: O que as Mulheres Grávidas devem saber sobre a Gengivite

Se você estiver grávida, seu dentista deve estar informado sobre os primeiros signos de sintomas de doença das gengivas. As grávidas têm maior risco de doença periodontal devido a que as concentrações aumentadas de progesterona da gravidez causam uma resposta exagerada às bactérias da placa. Em consequência, é mais provável que as grávidas desenvolvam gengivite, inclusive se seguirem uma rotina constante de cuidado da saúde oral.


A gengivite é mais comum durante os meses dois a oito da gravidez. Informe ao seu dentista quando estiver grávida, ele lhe recomendará limpezas dentais mais frequentes durante o segundo trimestre ou no começo do terceiro trimestre, a fim de ajudar a combater os efeitos do aumento de progesterona e evitar a gengivite.

Além disso, consumir uma dieta equilibrada durante a gravidez ajuda a promover a saúde dental e geral para você e para o seu bebê. Os dentes de um bebê começam a se desenvolverem nos meses três a seis da gravidez, por isso deve assegurar-se de que você recebe suficiente cálcio, vitaminas D, C e A, fósforo e proteínas.


Persiste o mito de que uma mulher grávida perde cálcio dos dentes se não recebe suficiente cálcio na dieta durante a gravidez. De fato, qualquer perda de cálcio devido a uma deficiência de cálcio na dieta ocorrerá nos ossos, não nos dentes. Mas se você incluir abundantes alimentos ricos em cálcio na dieta durante a gravidez, seus ossos e dentes, e os de seu bebê, deveriam ser fortes e sadios.


Dr. Hellanyo Lemos
CRO 5154