Páginas

sábado, 15 de novembro de 2014

A influência dos pais nos objetivos de vida dos filhos

Enquanto alguns objetivos que crianças têm durante a infância, como se tornar uma princesa ou cowboy, serão certamente abandonados, outros se tornarão os precursores para os objetivos que essas crianças realmente buscarão. Os pais podem exercitar o controle sobre esses objetivos, mostrando aos seus filhos sobre a importância de aprender e trabalhar por eles, ao invés de crescer com a falsa ideia de que essas decisões não terão consequência alguma.

Os pais podem ter um impacto de longo prazo nas
decisões de seus filhos. 
Valorizando a educação
Ao mostrar para seus filhos que eles acreditam na importância do estudo, os pais podem incentivar seus filhos a valorizar a educação. Se os pais deixarem claro que a educação é a chave para o sucesso, as crianças estarão mais propensas a desenvolver um respeito saudável pela mesma e para se esforçar para conseguir um estudo que os ajudará a ter sucesso no futuro.

Grandes expectativas
Quando os pais passam grandes expectativas para seus filhos, eles os incentivam a alcançar seu potencial máximo. Se os pais fizerem com que seus filhos se sintam como não tendo capacidade para conseguir algo, as crianças podem se ver com a mesma luz negativa, não conseguindo alcançar o sucesso por falta de confiança.

Moldando a vontade de aprender
Apesar de parecer para algumas crianças que o aprendizado acaba assim que alguém sai da sala de aula pela última vez, os pais podem mostrar aos seu filhos que não é bem assim. Mesmo que muitas pessoas não estejam dentro da sala de aula, elas aprendem durante o percurso da vida, conseguindo novos conhecimentos e expandindo a sua compreensão do mundo e sobre o que os cerca. Ao permitir que as crianças vejam o esforço que fazem para aprender, como ler o jornal ou pesquisando sobre tópicos de interesse, os pais podem moldar essa vontade de aprender nos filhos e mostrar que o aprendizado contínuo é desejável.

Orientação sobre os objetivos
Enquanto a maioria dos pais não querem tomar as decisões dos filhos, mas sim deixá-los decidir por si mesmos, pode ser útil que os pais orientem os filhos sobre as escolhas possíveis, já que crianças não têm experiência e, como resultado, não estão aptas a tomar decisões bem informadas e realistas. Os pais podem por exemplo, incentivar os filhos que têm facilidade em ciências a continuarem a trabalhar nessa área e a escolher uma carreira dentro do campo científico. Eles também podem mostrar opções de carreira que os filhos podem não conhecer ainda e incentivá-los a lutar para conseguir um emprego nessas áreas.