Páginas

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Pergunte ao Dr. Hellanyo - COMO BEBER VINHO SEM MANCHAR OS DENTES?

Com esse friozinho um bom vinho tinto é sempre uma boa pedida. Mas a ingestão dessa bebida requer alguns cuidados, inclusive quando o assunto é saúde bucal. Isso porque o vinho tem em sua composição alguns pigmentos altamente nocivos ao esmalte dental. 

Os vinhos tintos possuem uma acidez que contribui para a desmineralização dos dentes e permite uma adesão aos pigmentos naturais da bebida (como o tanino) com mais facilidade.

O álcool presente nos vinhos é outro ponto que prejudica o sorriso, e não só o esmalte dentário. O álcool e a acidez do vinho podem diminuir a quantidade de saliva (em até 30%), atrapalhando o processo de limpeza da boca e, em alguns casos, causar sensibilidade nos dentes. 

Truque:
Tomar água junto com o vinho é uma boa dica para que a saúde bucal não seja prejudicada. A água ingerida junto com o vinho diminui a acidez responsável por facilitar a adesão da pigmentação nos dentes além de fazer o papel de hidratante da mucosa da boca, auxiliando na remoção de resíduos alimentícios.

Outra dica simples e fácil é sempre manter uma boa higiene bucal. Se você já tem o costume de escovar os dentes três vezes ao dia e usar fio dental não há muito com o que se preocupar. Quando os dentes estão limpos eles ficam com suas superfícies lisas, o que dificulta que os pigmentos do vinho grudem na sua estrutura.


Dr. Hellanyo Lemos
CRO 5154