Páginas

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Agricultura familiar ganha destaque no Dia do Agricultor

A Feira da Agricultura Familiar de Aratuba proporciona o reencontro de amigos e o fortalecimento da economia local.

Nesta segunda-feira (28), a agricultura recebe atenção redobrada, pois é comemorado o dia do agricultor e, além disso, 2014 é considerado o ano da agricultura familiar. Atualmente, no Brasil, pelo menos cinco milhões de famílias vivem da agricultura familiar e produzem a maioria dos alimentos consumidos no País, como mandioca (83%), feijão (70%) e leite (58%).

Lei 11.326 de 24 de julho de 2006 considera agricultor familiar aquele que pratica atividades no meio rural em área de até quatro módulos fiscais (que variam de acordo com a região) e utiliza nas atividades econômicas do estabelecimento mão-de-obra predominantemente da própria família. Silvicultores, agricultores, extrativistas, pescadores e quilombolas, que se enquadram nesses critérios, também são considerados agricultores familiares.

ORGULHO
Na cidade Aratuba uma iniciativa do Vereador Jean Martins juntamente com o Sindicato da Agricultura Familiar e outros parceiros, deu vida a famosa FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR, um espaço alternativo para comercialização de tudo que é produzido pelo homem do campo, sem a necessidade de atravessadores.

A Feira da Agricultura Familiar já se tornou uma atração turística que além de atrair os aratubenses, atrai também  pessoas de toda a região do Maciço de Baturité. Na Feira tem milho verde cozido, mungunzá, cajá fresquinha, beiju, feijão maduro, lanches com iguarias regionais, galinha caipira, ervas medicinas e uma diversidade de artesanato. Na verdade tem de quase tudo um pouco.