Páginas

sábado, 22 de março de 2014

Padre e Pastores Evangélicos discutem Campana da Fraternidade em Aratuba

O encontro entre as lideranças religiosas marca um momento histórico na religiosidade de Aratuba.

Pastores evangélicos de várias igrejas de Aratuba, participam de um encontro com o Pe. Antônio Cláudio, da Paróquia São Francisco de Paula para debaterem sobre a Campanha da Fraternidade que, em 2014, abordará o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).

O evento é uma iniciativa histórica da Paróquia São Francisco de Paula, que pela primeira vez na cidade de Aratuba reúne lideranças evangélicas para tratar de assuntos do interesse da coletividade. Essa mobilização quer contribuir para uma compreensão sobre o tráfico de pessoas, suas causas e raízes, além de motivar e envolver todas as lideranças religiosas no debate da Campanha da Fraternidade.

Diversos representantes das igrejas evangélicas marcam presença, como a Igreja de Cristo no Brasil em Aratuba, Igreja de Cristo no Brasil em Pai João, Assembleia de Deus Unidos em Cristo – ADUC, Igreja Mundial do Poder de Deus e Igreja Evangélica Bethsholom.

Durante o encontro Pe. Cláudio apresentou aos Pastores presentes o projeto da capela ecumênica de apoio ao cemitério São Miguel que atenderá a todas as religiões e pediu apoio no intitulo de uma força tarefa para a conclusão da mesma.     

O projeto se trata de uma capela de apoio ao cemitério São Miguel, localizado no município de Aratuba, interior do Ceará. O sítio de localização do edifício é formado pelo recuo entre a via e o muro do cemitério. Além da capela em si, uma boa oportunidade de urbanizar e qualificar a entrada do cemitério, melhorando sua relação com a cidade.

A proposta consiste numa nave simples com circulação lateral, acessada por uma pequena praça que serve também como entrada do cemitério. Consiste em um platô criado no nível da entrada da capela, organizando os acessos e elevando o edifício em relação ao nível da rua.

A coberta consiste em 4 telhados de uma água, criando espaços de iluminação zenital entre si e direcionando as águas para fora do edifício através de vigas-calhas. A luz foi trabalhada como um importante elemento de composição nesse projeto. Além da iluminação entre as cobertas, as paredes do lado sudeste formam diferentes planos, gerando aberturas para o lado da rua e permitindo entrada de luz pela lateral da capela. Ao fundo, atrás do altar, rasgos verticais e horizontais conformam uma cruz, permitindo novas entradas de luz que permeiam o interior.

Como forma de dar apoio às cerimônias com um número mais elevado de pessoas que podem  acontecer ocasionalmente na cidade, foi criada uma grande esquadria de correr que possibilita a abertura quase total do vão da parede noroeste, integrando o espaço interno da capela com o interior do cemitério e permitindo esse tipo de eventos. 

Fotos e informações de Gerson Castelo
___________________________________________________________________________
PUBLICIDADE DO SITE