Páginas

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Governo do Estado beneficia Aratuba, Capistrano, Ocara e Palmácia como Programa Água Para Todos

De acordo com a Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado, 61 municípios foram beneficiados.

Agua PA
“O Ceará vai ter a melhor rede de recursos hídricos do mundo em quatro anos. Não é ufanismo. Estive em Israel e comprovei os avanços do Estado em relação às obras de recursos hídricos”. A afirmação foi do governador Cid Gomes feita nesta segunda-feira (02), durante a autorização de mais de 160 projetos do programa Água para Todos, no Palácio da Abolição. O Governador destacou que com as obras do Eixão das Águas e do Cinturão das Águas, o estrutura hídrica do Estado vai assegurar o abastecimento. “O Eixão das Águas, que nos próximos dias, chegará ao Pecém, já garante água para um terço da população cearense para os próximos 30,40 anos. Já demos início ao Cinturão das Águas que vai interligar o Rio São Francisco com as bacias do Estado, inclusive as micro-bacias”, explicou Cid Gomes.

Os 160 projetos de abastecimento d'água dentro do Programa Água para Todos liberados nesta segunda-feira (02), é uma parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Integração. Serão investidos R$ 34,95 milhões beneficiando 7.349 famílias, que terão água de qualidade nas suas residências e não dependerão mais de outras fontes de abastecimento. As comunidades beneficiadas com os sistemas foram escolhidas através do comitê municipal, que é formado por representantes dos órgãos do Município, sindicato, Federação, Estado e Igreja.

Cada representante da comunidade beneficiada com o sistema recebeu um certificado de que a comunidade será assistida. Uma das associações beneficiadas foi a de Olho D'água dos Motas em Tauá. O presidente da Associação, Antônio Ernaldo Oliveira dos Santos destacou que agora as 36 famílias da comunidade realizarão um sonho antigo. "Uma realização muito importante, porque agora nós teremos água para beber e para a produção da nossa comunidade", afirmou.

O ministro da Integração Nacional, Francisco José Teixeira, destacou que a universalização do abastecimento d'água é um dos principais desafios do Governo Federal. "Mais do que isso, o desafio do Governo é encontrar soluções economicamente viáveis para garantir abastecimento d'água no meio rural". O ministro destacou a parceria com o Governo e as Prefeituras cearenses para concretizar este projeto. "A presidenta Dilma Rousseff não tem medido esforços nem recursos para investir em infraestrutura hídrica permanente para garantir a convivência do Nordeste com a seca".

Agua PA2
Para o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, destacou que 804 projetos de sistemas de abastecimento d'água estão em andamento no Estado do Ceará. O Programa Água para Todos prevê a construção de 1350 sistemas de abastecimento. "Nós temos investido bastante em abastecimento d'água, seja através do Programa Água Para Todos, do São José III ou de outros projetos da SDA e até o final de 2014 será possível universalizar o abastecimento d'água no Ceará", afirmou.

Foram beneficiados os municípios de Aiuaba, Alcântaras, Aracati, Ararendá, Aratuba, Banabuiú, Beberibe, Camocim, Capistrano, Carnaubal, Cascavel, Catunda, Chaval, Choró, Chorozinho, Crateús, Ererê, General Sampaio, Granja, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Ibaretama, Ibicuitinga, Independência, Ipu, Deputado Irapuan Pinheiro, Itapipoca, Itarema, Itatira, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Massapê, Meruoca, Milhã, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Morrinhos, Nova Russas, Ocara, Pacajús, Pacujá, Palhano, Palmácia, Paracuru, Paraipaba, Parambu, Paramoti, Pentecoste, Pereiro, Quiterianópolis, Russas, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, São Gonçalo do Amarante, Senador Pompeu, Senador Sá, Tauá, Tianguá e Uruoca.

Poços Profundos
Ainda durante a solenidade foi assinada ordem de serviço pela Defesa Civil do Estado para a instalação e recuperação de 1800 poços profundos nos municípios que tem a situação de emergência decretada.

O investimento será de R$ 8,5 milhões, com recursos do Ministério da Integração. Segundo o chefe da divisão de Engenharia da Defesa Civil Estadual, Major Wagner Maia, serão iniciados os trabalhos de 416 poços em situação mais crítica.

Agua PA5Compareceram à solenidade o vice-governador Domingos Filho; o presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque; o deputado federal Domingos Neto e João Ananias; os deputados estaduais José Sarto, Beth Rose, Osmar Baquit e Sineval Roque; o secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim, o coordenador estadual do Programa Água Para Todos, Wanderley Guimarães; o presidente eleito da Fetraece, Luiz Carlos Lima; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Coronel João Carlos Gurgel; o coordenador estadual da Defesa Civil. Coronel Hélcio de Queiroz, entre outras autoridades.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado com Informações da SDA Casa Civil( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)