Páginas

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Veja: A importância e a maneira correta de lavar as mãos

Lavou as mãos?

Você que quer saber mais sobre cuidados com a saúde merece um aperto de mão. Aperto dado, agora vai lavar essas mãos que elas podem estar cheias de microorganismos. Neste post, vou falar um pouco do porque e de como lavar da maneira correta.
Por que lavar as mãos?
É fundamental para a saúde. Não vivemos em ambientes esterilizados e, ao tocar em diferentes objetos ao longo do dia, nossas mãos contaminam-se com microorganismos, alguns deles causadores de doenças. Isso tanto nos torna vulneráveis a doenças quanto nos faz espalhar germes para os outros. Uma boa dose de água e sabonete faz descer pelo ralo não só a sujeira visível mas também estes microorganismos. Lavar as mãos ajuda a prevenir as doenças intestinais, diarreias, doenças respiratórias, infecções de pele e até mesmo gripe.
Quando lavar as mãos?
Não é para o ato de lavar as mãos se tornar uma coisa exagerada e compulsiva, até porque essa compulsão existe e atrapalha a vida de quem a tem. Mas lavar as mãos com bom senso, algumas vezes ao dia, é importante. Quando? Logicamente, quando elas aparentam estarem sujas. E também nas ocasiões abaixo.
Antes de:
- preparar comidas
- se alimentar
- colocar ou remover lentes de contato
- mexer em ferimentos ou cuidar de pessoas doentes
Depois de:
- preparar comidas, principalmente se você mexeu em carnes ou aves cruas
- ir ao banheiro (óbvio, né?)
- trocar fraldas de uma criança
- mexer em animais ou em brinquedos de animais
- cuidar de ferimentos ou de uma pessoa doente
- mexer em lixo ou produtos químicos
- assoar o nariz
- tossir ou espirrar em suas mãos
- mexer com produtos de limpeza, pano de chão, sapatos sujos
- frequentar locais com aglomeração de gente como ônibus ou shows.
A lavagem completa
PUBLICIDADE DO SITE
Entre as várias vezes que você lava as mãos ao longo do dia, vai depender da sua atividade e da sua própria avaliação decidir quando lavar rapidamente ou de modo mais completo, o que exige mais tempo. O passo-a-passo de uma lavagem completa é: esfregar por vinte segundos toda a superfície da mão, e isso inclui palma, dorso, laterais dos dedos e área sob as unhas. O sabonete em barra pode acumular microorganismos, mas na lavagem seguinte os microorganismos saem junto com a espuma, e não ficam nas suas mãos. Em locais públicos, é mais seguro usar papel toalha. Vale a dica de usar papel toalha também para fechar a torneira.
Sabonete antimicrobiano
O sabonete comum é suficiente para uma boa lavagem das mãos. O sabonete antimicrobiano não é mais eficaz e nem mais seguro, existem até teorias contrárias ao uso dele. O argumento é que seu uso disseminado pode tornar as bactérias mais resistentes com o passar do tempo.
Álcool gel
Em locais onde água corrente e sabonete não podem ser utilizados, a opção é produtos à base de álcool. O álcool não substitui água e sabonete, mas mata germes e microorganismos. Verifique se a concentração de álcool é de no mínimo 60%. Aplique uma quantidade de álcool gel suficiente para umedecer completamente suas mãos. Depois, esfregue-as cobrindo toda a superfície delas, até que o álcool evapore completamente.
Por Lucia Mandel