Páginas

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Pergunte ao Dr. Hellanyo - Disfunção da ATM ou DTM

O que é DTM?
DTM (Disfunção Temporomandibular) chamado também de Disfunção das ATMs  é um termo que inclui um número de problemas clínicos que envolvem a musculatura mastigatória, as ATMs e estruturas associadas, isoladas ou coletivamente. Podem gerar dores de cabeça, cansaço muscular, dor nas ATMs, dores próximas à região do ouvido, dores na região do pescoço, mordida instável e/ou dificuldade de mastigação.

O que é ATM?
ATM é a abreviatura de "Articulação Têmporo-mandibular". Essa articulação situa-se logo à frente do ouvido e é responsável pelos movimentos executados pela mandíbula durante a fala, deglutição, mastigação. Muitos músculos estão ligados a ela.

Qual é a principal característica de um paciente que tem problemas de DTM?
O principal indicativo de uma alteração na ATM é o estalido (clique) e dor, normalmente acompanhado de dores que se manifestam na cabeça, face, pescoço, olhos e dentes, zumbido no ouvido, dificuldade de abertura e fechamento de boca. Bem como poderemos ter alterações somente musculares onde não temos dores na região da ATM.

Quais as principais causas dos problemas de DTMs?
Toda e qualquer doença necessita de mais de um fator para a sua ocorrência. O fator principal deve ser acompanhado dos fatores que contribuem, modificam ou perpetuam a doença. No caso da disfunção das ATMs, acredita-se que o fator principal ë  um trauma local , sendo o "stress", os hábitos parafuncionais, mal oclusão ( dentes perdidos, desalinhados) e algumas doenças sistêmicas (artrites) ou hormonais capazes de contribuir, modificar ou perpetuar o seu aparecimento. 

Por que acontece o estalido (clique) nas ATMs?
Entre as faces articulares dos ossos que compõem as ATM (osso temporal e côndilo da mandíbula), existe uma estrutura fibrocartilaginosa chamada disco articular, cujas principais funções são amortecer e amoldar as superfícies ósseas incongruentes da articulação, evitando traumas e desgastes prematuros.
Quando o disco articular se desloca de sua posição fisiológica, acontece o estalido (clique), notado nos movimentos mandibulares, tais como: falar, mastigar, cantar, bocejar etc.

Por que o problema de DTM pode causar dor de cabeça?
As dores de cabeça provenientes das disfunções de ATM em geral, não são propriamente de cabeça: são dores nos músculos que envolvem a cabeça. Posições posturais viciosas, relacionamento dental inadequado, apertamento e/ou ranger de dentes, associados ao "stress", normalmente culminam em quadros crônicos de dores nos músculos da face, da cabeça e do pescoço.

Por que o problema de DTM pode causar dor de ouvido?
A proximidade entre a ATM e o ouvido pode ocasionalmente confundir o paciente sobre o local de origem da dor. Na realidade, a dor de ouvido é diferente da dor de ATM. Como diagnóstico diferencial, as disfunções das ATMs não manifestam febre, não eliminam  secreção pelos ouvidos e não são acompanhadas por quadros infecciosos das vias aéreas superiores.

Existe relação entre dentes e DTM?
Sim. O "encaixe dental" (oclusão) é responsável pela posição do côndilo (cabeça da mandíbula) dentro da articulação. Ocluir os dentes mais para frente, para trás ou para os lados traz conseqüências para as ATMs. O ideal é que a oclusão tenha um relacionamento adequado, para manter côndilo e disco articular harmônicos e bem posicionados entre si, a fim de que a articulação seja saudável.

Qual é o tratamento indicado?
A maioria dos casos pode ser tratada pela promoção de repouso das articulações e dos músculos mastigatórios. Isso pode ser conseguido por meio de manobras odontológicas, como por exemplo, a confecção de placas oclusais, utilização de medicamentos e, fundamentalmente, pela aquisição de novos hábitos saudáveis. Em muitos casos, o paciente pode apresentar melhora com manobras simples, como adoção de dieta com alimentos macios, fiosterapias (exercícios físicos para os músculos da mastigação, educação das funções mastigatórias, compressas quentes e frias..), controle do apertamento dentário e medicamentos. Em casos muito específicos, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.

A DTM é permanente?
Essa condição é episódica e pode ocorrer em fases de estresse ou após algum evento físico (como um trauma) ou emocional. É fundamental, entretanto, que o paciente procure por tratamento para que a dor não se torne crônica (de longa duração), o que torna o tratamento muito mais difícil.
Dr. Hellanyo Lemos
CRO 5154
______________________________________________________
PUBLICIDADE DO SITE