Páginas

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Imagem do Dia: Quinta-Feira, 13/06/2013

Camila Katrine é natural de Aratuba, a futura mamãe exibiu seu barrigão na internet e aguarda ansiosamente a chegada de Elisa. 
FOTO: RAÍNA DE FÁTIMA

Este é um guia para mães e pais que estão aguardando a chegada do bebê e querem se organizar o máximo possível.
Eu preciso dizer uma coisa importante: apesar de vocês se organizarem direitinho, a chegada do bebê transforma radicalmente a rotina de uma casa e é muito provável que vocês abram mão de muitos pormenores envolvendo a organização. As dicas que eu darei aqui são baseadas em minha própria experiência e eu espero que ajudem, mas eu realmente peço para que vocês não queiram seguir tudo a risca, pois dependerá muito desse bebezinho que vem chegando por aí.
Os bebês, quando nascem, fazem só três coisas: mamam, dormem e fazem cocô. Não existem períodos de atividade muito extensos, especialmente nas duas primeiras semanas. As atividades de vocês, no entanto, triplicam. Eu sei que existem infinitos modelos de famílias, mas como não posso falar por todos, focarei em uma família que seja composta por pai, mãe, bebê e algumas pessoas que possam ajudar ocasionalmente.

Fica a cargo da mãe:

Descansar tanto quanto puder, pois o bebê dorme bastante, mas acorda com muita frequência, especialmente à noite. Não espere dormir mais de 3h seguidas no começo, pois você tem 99% de chances de não conseguir. Logo, você precisará aprender a dormir em curtos espaços de tempo. Isso foi complicado para mim, pois eu demoro para pegar no sono (mesmo exausta) e, quando dormia, meu filho acordava. Para não ficar com dor de cabeça, eu praticamente não dormia. Eu deveria ao menos ter ficado deitada, e não inventando de fazer coisas para lá e para cá, pois é cansativo.
Se alimentar direito, pois a alimentação do bebê depende da alimentação da mãe. E demanda muito! Para se ter uma ideia, eu emagreci 10kg na primeira semana após o parto e fiquei com anemia profunda. Precisa se cuidar! Vou falar mais para a frente como organizar a questão da alimentação para vocês não se preocuparem com isso.
Amamentar o bebê.
Cuidar do bebê.

Fica a cargo do pai:

- Aproveitar os poucos dias de licença-maternidade para descansar junto com a mãe, pois o bebê acorda ambos. Se você tiver a sorte de trabalhar em casa ou ter tirado férias, melhor para vocês.
Cuidar do bebê. A única coisa que o pai não pode fazer é amamentar, mas trocar fralda, dar banho, cantar e colocar para dormir, sim. Inclusive durante a madrugada, só para constar.
Deixar a esposa descansar, pois a amamentação cobra muitas energias dela.
Veja algumas dicas para organizar todas as atividades relacionadas ao bebê e à casa no geral:

Amamentação

- Até a primeira consulta com o pediatra, o bebê precisa mamar bastante, o máximo que você puder aguentar. Mamar de 2 em 2h é um intervalo ok. Algumas mães defendem a livre-demanda, que basicamente significa deixar o bebê mamando o tempo todo que ele quiser, mas geralmente ficamos tão cansadas na primeira semana que isso só torna tudo mais exaustivo. Se você se der bem com a livre-demanda, melhor! Se não, de 2 em 2h está ok. O que é importante saber: estabeleça bem a amamentação. Quando o bebê estiver mamando direitinho e ganhando peso, ele começará a espaçar as mamadas naturalmente, com o passar do tempo. Eu sei que na primeira semana é muito cansativo, mas tenha perspectiva. Seu bebê precisa de você e tudo melhora aos poucos.
- Como o bebê é muito novinho e não sabe ainda sugar o leite, as mamadas serão mais demoradinhas (cerca de 1h). Tente amamentar sempre em algum lugar calmo e longe de outras pessoas. A amamentação é um processo interativo entre a mãe e o bebê – você também precisa prestar atenção. É fundamental acertar a pega do bebê no seio, para que eles não doam tanto, e também para que ele consiga mamar efetivamente. O que é importante saber: você pode amamentar deitada, para descansar melhor. Só atente para a segurança da cama.
- Como você pode organizar a amamentação? Deixando sempre em mãos o que você precisará durante as mamadas. Eu deixava sempre um pano de boca limpinho e uma garrafinha de água cheia, porque dá muita sede (descomunal mesmo).
- Na primeira semana, especialmente se você fizer cesárea, é fundamental ter a ajuda de alguém para que você possa descansar. Assim, quando o seu leite começar a descer, tire-o com a bombinha e deixe estocado para alguém amamentar seu bebê alguma vez durante o dia, enquanto você dorme. Se alguém puder amamentá-lo durante a noite, aí você descansará bem. O descanso é importante para a produção de leite. O papai pode dar essa mamadeira para participar também da alimentação do bebê. O que é importante saber:se você pretende voltar a trabalhar em alguns meses, acostumá-lo com a mamadeira é fundamental. Há bebês que não pegam a mamadeira depois e as mães ficam desesperadas. A sugestão da Encantadora de Bebês (apelido da inglesa Tracy Hogg, especialista em cuidados com bebês) é dar essa mamadeira à noite, de preferência pelo pai do bebê, para que ele também participe. Você fica com uma mamada de descanso. No entanto, se você não pretende voltar a trabalhar e não quer correr o risco de desmamar o bebê precocemente, melhor não dar a mamadeira.
- Depois da primeira consulta com o pediatra (geralmente quando o bebê tem 1 semana de vida), você saberá se ele está ganhando peso corretamente ou não. Se estiver, poderá se organizar melhor e passar para uma rotina de 2,5hx2,5h na segunda semana e de 3hx3h a partir da terceira semana, sempre respeitando o ritmo do bebê. O que é importante saber: se a amamentação estiver bem estabelecida, você pode começar a diferenciar os choros do bebê, pois nem sempre choro significa fome. Até lá, encare todo choro como fome ou sono, para não correr o risco de deixá-lo sem leite o suficiente.
- Se por algum motivo seu bebê precisar tomar leite artificial, aproveite para dividir as tarefas com o pai do bebê, sua mãe ou alguma outra pessoa disposta a ajudar. Uma mamada que você descanse já faz muita diferença na sua recuperação. Vocês podem revezar para que tanto mãe quanto pai descansem algumas horas.
Se estiver dando leite artificial, deixe tudo pronto para a madrugada ser mais tranquila: mamadeiras limpas e esterelizadas, panos de boca, água quente na garrafa térmica e porções do leite em pó separadas. Isso fez uma diferença tremenda aqui em casa, além de ser mais ágil e não deixar que o bebê desperte de vez por esperar tanto tempo.
______________________________________________________________________________
GLAUBER LEÃO: MOTIVO PRA CAMINHAR 
LANÇAMENTO DO CD EM JULHO