Páginas

quinta-feira, 7 de março de 2013

Nossa História – Por Uma História Consciente e Uma Consciência Histórica de Aratuba

Curso ministrado pelo professor Gildo Gomes revelará fatos inéditos da história de Aratuba e um acervo na Biblioteca Pública servirá de suporte para pesquisas. 

No mês de março Aratuba completará 56 anos de Emancipação Política. Ano passado a Câmara Municipal aprovou o decreto de lei nº 003/2012 que oficializou o dia 29 de março como Dia do Município. Na época o professor Gildo Gomes foi convidado pelo presidente daquela Augusta Casa para conceder as explicações legais e históricas no plenário antes da votação da lei.

Como as pesquisas do professor Gildo Gomes não pararam, nesse ano três projetos de sua autoria serão executados em parceria com instituições municipais de Aratuba, um curso sobre a história do município, a formação de um acervo bibliográfico de documentos da história do município; e o lançamento de um livro da história de Aratuba.

O Projeto do Curso Nossa História – Por Uma História Consciente e Uma Consciência Histórica de Aratuba, foi encaminhando ao núcleo gestor da E.M.E. Fund. Profª. Maria Júlia Pereira Batista. Serão contemplados os alunos do 9º ano da escola com inscrições, exercícios e certificado de 40hs aos interessados pela Brasil Empreendedor, o projeto também beneficiará os aratubenses que desejarem participar.

A direção da escola aprovou o projeto e em parceria com o professor Gildo Gomes será executado as terças e quintas-feiras das 19: 00 às 21: 00 horas no auditório da Escola Maria Júlia com o seguinte calendário e programação:
Data
Temática
07/03/13
O Conhecimento de Nosso Passado
12/03/13
A Formação História do Município
14/03/13
A Formação Histórica do Município (Continuação)
19/03/13
A Formação Religiosa do Município
21/03/13
A formação Religiosa do Município (Continuação)
26/03/13
A Formação Política e Social do Município
28/03/13
A Formação Política e Social do Município (Continuação)

UMA PARCERIA COM RAYLLANE ÂNGELO 

O Projeto da Formação de um acervo bibliográfico de documentos sobre a história de Aratuba foi enviado a Secretária de Cultura, Rayllane Ângelo no dia 10 de fevereiro. 

A Secretária de Cultura após leitura e analise deu parecer favorável e reuniu os responsáveis pela biblioteca pública para as devidas providências. Agora em 2013 os alunos, professores, pesquisadores e cidadãos, poderão encontrar na Biblioteca Adolfo Lima, a partir da segunda semana de março um bom material de pesquisa acessível à população.

Professores e pesquisadores com artigos, teses e monografias sobre temáticas locais serão incentivados a cederem cópias de seus trabalhos a Biblioteca Pública e a secretaria ficará encarregada da reprodução e encadernamento.