Páginas

sábado, 2 de março de 2013

Maciço de Baturité: Hospital e curso de Medicina são anunciados durante visita de Lula.

Para aratubenses e estudantes do Maciço de Baturité, o sonho há poucos passos da realidade.

Com a presença do governador Cid Gomes e do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, o reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Paulo Speller, anunciou a portaria para futura criação do curso de Medicina na instituição.

Antes, porém, o governador Cid Gomes já havia anunciado a construção do Hospital Regional do Maciço de Baturité em Redenção. A unidade servirá como suporte para o aprendizado dos estudantes de medicina. Ainda em Redenção O ex-presidente Lula recebeu nesta sexta-feira (1º) o título de doutor honoris causa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção, no Ceará.

Em seu discurso, o ex-presidente Lula se disse emocionado em receber o título e relembrou todo o processo de criação da Unilab, que começou em 2008. Sobre a escolha da cidade de Redenção como sede, ele lembrou que 116 negros foram libertos no município – então chamado Vila Acarape – cinco anos antes da abolição da escravatura no Brasil.
O título de doutor honoris causa entregue ao ex-presidente Lula foi o primeiro concedido pela Unilab. A universidade foi criada em 2010, no governo do ex-presidente Lula. A cerimônia contou com falas do governador do Ceará, Cid Gomes, do ministro da educação, Aloizio Mercadante, e do reitor, Paulo Speller, além do próprio homenageado.

Cid Gomes dedicou sua fala a lembrar do compromisso do ex-presidente Lula com a educação durante todo seu governo. “Lula acreditou no poder do conhecimento e colocou em prática uma política de expansão das universidades federais”, afirmou.
 
Em seguida, Lula visitou duas obras da universidade: a expansão do campus dos Palmares e a construção do campus das Auroras, que será o campus central da universidade. Nos dois locais, o ex-presidente foi carinhosamente recebido pelos operários, com quem conversou e tirou fotos. Durante as visitas, Lula deixou também sua marca colocando a mão em uma placa de cimento que será colocada no centro da praça da universidade.

O último ponto de parada da visita à universidade foi o campus da Liberdade, onde aconteceu a cerimônia de entrega do Título de Doutor Honoris Causa. Em um pátio lotado de estudantes, o prefeito da cidade de Redenção, Manoel Bandeira, entregou a Lula o título de cidadão de Redenção e uma placa da população da cidade, em agradecimento à criação da Unilab.

Foto: Ricardo Stuckert
Com informações: Instituto Lula e itapiuna.com