Páginas

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O fundador das Comunidades Eclesiais de Base de volta a Aratuba

Como será a dinâmica das Comunidades Eclesiais de Base de Aratuba, após o retorno do Padre? 

Aos 75 anos de vida padre Moacir Cordeiro Leite se despede hoje à noite, às 19 horas, da sua função como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Cascavel, durante uma Missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Fortaleza, dom José Antonio, e concelebrada por vários padres e bispos da Arquidiocese de Fortaleza e de fora, dentre eles dom Plínio José Luz da Silva, atual bispo de Picos, Piauí. Além do clero de Fortaleza, familiares e amigos de padre Moacir participarão da Santa Missa. Logo após a Missa a paróquia de Cascavel oferecerá uma jantar.

Padre Moacir Cordeiro Leite foi pároco durante 11 anos de Cascavel e 32 anos de Aratuba. Foi um importante membro fundador e animador das Comunidades Eclesiais de Base na Arquidiocese de Fortaleza. Tem uma trajetória com uma ardente missão no amor e no serviço à Igreja, povo de Deus, sobretudo aos mais pobres.

Filho de João Ribeiro e Júlia Cordeiro Leite, nasceu no dia 28 de outubro de 1937, em Papara, Município de Maranguape–CE. Foi batizado no sítio Papara, pelo padre Heitor Vieira Cavalcante. Estudos: primeiras letras e primário (atualmente, Ensino Fundamental – 1º Ciclo) na Escola Municipal, em Papara; curso ginasial (atualmente, Ensino Fundamental – 2º Ciclo) no Ginásio Anchieta, em Maranguape; científico (atualmente, Ensino Médio), no Colégio Castelo Branco, da Arquidiocese, concluindo-os em 1955. Passou 1955 e 1956, no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), em Fortaleza. Neste ano começou a participar da Juventude Universitária Católica (JUC) e iniciou o curso de Matemática na Faculdade dos Irmãos Maristas, em Fortaleza. Em 1959, ingressou no Seminário Maior de Fortaleza, para o curso de Filosofia, onde fez o 1° e 2° anos. Fez o 3° ano de Filosofia e todo o curso de Teologia, no Seminário Regional em Olinda–PE. As ordens menores, Subdiaconato e Diaconato, lhe foram conferidos por Dom Antônio de Almeida Lustosa, Arcebispo emérito de Fortaleza, em Carpina e Olinda, em Pernambuco. A ordenação Presbiteral foi-lhe conferida em 6 de janeiro de 1966, na Catedral de Fortaleza (em construção) por Dom José de Medeiros Delgado, Arcebispo de Fortaleza.

Sábado, 23, será realizada uma missa para celebrar a chegada definitiva do Pe. Moacir Cordeiro Leite na Comunidade de Jardim. Uma vez que seu fundador estará novamente tão próximo das lideranças comunitárias, Como será a dinâmica das Comunidades Eclesiais de Base de Aratuba, após o retorno do Padre?