Páginas

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Jovens de Aratuba realizam ação contra a seca

A Associação da Juventude de Aratuba – AJA realizou nesta última sexta-feira (15) a entrega de Cestas Básicas a famílias do Município de Aratuba.

A ação batizada de Carnaval da Solidariedade mobilizou jovens membros da entidade em favor daqueles que sofrem com a estiagem que castiga o Ceará, em especial a região sertaneja do município de Aratuba. Foram beneficiadas com a ação 126 cidadãos aratubenses, distribuídos em 25 famílias das localidades de Balança, Barriguda, Pendanga, Vertentes, Urubu, Jardim, Currimboque e Lagoa do Inácio.

A entidade escolheu com a ajuda de lideranças locais as famílias beneficiadas que estivessem dentro dos padrões do projeto, e após o preenchimento do cadastro familiar, verificou-se que 44% das famílias beneficiadas sobrevivem com uma renda mensal inferior a ¼ do salário mínimo que é de R$ 169,50 e 32% menos que 1/3 que corresponde a R$ 226,00.

Para o presidente da AJA, Joerly Vítor a má distribuição de renda no país, no estado e no município é o principal fator que contribui para essa desigualdade. “Poucos vivendo com muito, e muitos vivendo com pouco”, completou. Na região da Barriguda a AJA contou com a parceria da Associação da Juventude de Barriguda e Adjacências na seleção das famílias.

Segundo Luana Martins, integrante da ONG, a importância desta ação é a preocupação e a parcela de contribuição da AJA, com as famílias que estão sofrendo com este período de estiagem.