Páginas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Gilailce Trigueiro ganha Prêmio Brasil Olímpico

A aratubense foi premiada na maior festa do esporte brasileiro e sonha agora em ser campeã olímpica em 2016.
GILA É UM ORGULHO PARA ARATUBA

A aluna do curso de Educação Física da Unifor Gilailce Trigueiro foi premiada na categoria atleta universitária pelo Comitê Olímpico Brasileiro durante a edição do Prêmio Brasil Olímpico 2012. A solenidade, considerada a maior festa do esporte brasileiro, aconteceu no mês de dezembro, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Gilailce é a primeira atleta da Unifor a receber o troféu.

“Parece que estou sonhando. Até pouco tempo atrás estava treinando em campo de terra batida e agora recebo esse prêmio ao lado de grandes ídolos, como Maurren Maggi e Arthur Zanetti. É muita emoção”, comemora. Há três anos, Gilailce Trigueiro – ou Gila, como gosta de ser chamada – deixou a cidade de Aratuba, no interior do estado, para morar, estudar e treinar em Fortaleza. Hoje ela é atleta do Centro Nacional de Treinamento de Atletismo (CNTA) da Confederação Brasileira de Atletismo em parceria com a Universidade de Fortaleza e a Caixa Econômica Federal.

Nas últimas Olimpíadas Universitárias (JUBs 2012), em sua estréia na competição, a atleta conquistou duas medalhas de ouro (100m com barreiras e salto em altura), uma de prata (heptatlo) e uma de bronze (revezamento 4x100m). “Não esperava essas medalhas na minha estréia, chorei bastante. Vim de família humilde e por causa do atletismo hoje posso estudar em uma das melhores universidades do Brasil. Treino no CNTA com médico e fisioterapeuta. Meu técnico, Marco De Lazari, sempre me incentiva e uma das minhas metas é vencer as Olimpíadas de 2016. Só tenho a agradecer à Unifor”.

Gila mora com mais quatro atletas em um apartamento do CNTA e divide a rotina entre as aulas pela manhã, os treinos à tarde e os afazeres domésticos à noite.
Projeto revela campeões

Gilailce Trigueiro é um dos exemplos de sucesso de atletas que tiveram alto desempenho em pouco tempo de preparação no Centro Nacional de Treinamento de Atletismo (CNTA) Unifor/Caixa. O Centro é uma parceria entre Unifor, Caixa Econômica Federal e Confederação Brasileira de Atletismo. O projeto objetiva difundir a prática do atletismo no Ceará e demais estados nordestinos, desenvolver atletas de alto rendimento e contribuir para a formação de atletas cidadãos.

“É um projeto de longo prazo que vai ao poucos se construindo. Nossa prioridade são os atletas federados que se destacam no Nordeste. A Unifor tem uma grande estrutura com pistas, materiais e equipamentos e é uma das melhores do Brasil. Já a Confederação oferece massagista, fisioterapeuta, médico, psicólogo e treinadores para acompanhar e dar assistência a esses atletas. Os atletas participantes do projeto treinam todas as provas olímpicas do atletismo, como salto em altura, arremesso e velocidade”, comenta o coordenador técnico do CNTA, Marco De Lazari.

Lorayna Targino, atleta que participa do projeto desde seu início, em 2008, confirma a boa infraestrutura disponibilizada através da parceria. “O CNTA me proporciona muitas coisas boas: alimentação balanceada, pista de treinamento de qualidade, treinadores experientes – tudo que um atleta precisa para conseguir bons resultados”, avalia Lorayna, que é a número um do estado nas provas de 200m e 400m. No país existem outros três CNTAs: Uberlândia (CNAT/Caixa/Sesi), São Paulo (CNTA/Caixa/Centro Olímpico da Prefeitura Paulistana) e Rio de Janeiro (CNTA/Caixa/CEFAN-MB).

Fonte: Portal UNIFOR