Páginas

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Aratuba: Animais são vacinados contra raiva

Milhares de animais foram levados aos pontos de vacinação pelos seus donos.

A cidade de Aratuba, no Maciço de Baturité, realizou no último sábado (10), uma campanha de vacinação contra a raiva. A meta é imunizar cerca de quatro mil e oitocentos cães e gatos com mais de três meses de idade, para isso, foi montado postos de vacinação fixos no centro e nas principais ruas. 

Além da sede do município, todas as regiões serão atendidas, obedecendo a um calendário estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde. A vacinação anti-rábica é obrigatória.

A raiva é uma doença viral contagiosa, sem cura, que pode ser transmitida por mamíferos, como o cão, gato, cavalo, morcego e outros animais selvagens. No entanto, os animais domésticos são a principal fonte de contágio e, sendo uma zoonose, pode ser transmitida ao Homem através da mordedura de um animal com raiva ou o contacto da saliva com uma ferida.

CRIADORES
A dona de casa Iranilda Abreu foi uma das criadoras de animais que compareceu ao posto localizado próximo a caixa d' água para vacinar seu cão. "É importante vacinar porque ele pode atacar".

Na possibilidade do proprietário do animal apresentar impossibilidade de conduzir seu animal até um dos postos de vacinação, os agentes de endemias aplicaram realizaram uma visita domiciliar, onde realizaram a vacinação dos animais.