Páginas

domingo, 21 de outubro de 2012

Gilailce Trigueiro supera obstáculos e brilha nas Olimpíadas Universitárias 2012

Caloura do curso de Educação Física na UNIFOR/CE vence 100m com barreiras.

Há três anos, Gilailce Trigueiro, de 23 anos, deixou a cidade de Aratuba, no interior do Ceará, para morar e treinar em Fortaleza, no Centro Nacional de Treinamento de Atletismo (CNTA) da Confederação Brasileira de Atletismo. Ao cruzar a linha de chegada em primeiro lugar na prova dos 100m com barreiras das Olimpíadas Universitárias JUBs 2012, neste domingo, dia 21, a atleta não conteve as lágrimas.

“Não esperava esta medalha na minha estreia. Minha primeira medalha de ouro em uma competição nacional tem um gosto muito especial. Apesar da chuva, esta é apenas uma das dificuldades pelas quais passei para chegar até aqui e a vida está cheia de dificuldades”, destacou Gilailce.

Caloura do curso de Educação Física na UNIFOR/CE, Gilailce mora com mais quatro atletas em uma casa do CNTA e divide a rotina entre as aulas pela manhã, treinos à tarde e os afazeres domésticos. “Como sou a mais velha da casa sempre sobra pra eu organizar as coisas à noite. Mas apesar das brigas, é divertido e nos ajudamos muito”, conta a jovem.

O atletismo trouxe novas oportunidades para Gilailce que espera ir ainda mais longe. “Vim de família pobre, do interior. No começo não gostava muito de treinar, mas o atletismo mudou minha vida. Treinava em um campo cheio de buracos, hoje temos médico e fisioterapeuta no CNTA, bolsa de estudos. Meu técnico, Marcus Delazari, me incentiva sempre e agradeço muito a ele. Quero continuar treinando e melhorando cada vez mais meus resultados”.

Para chegar a Foz do Iguaçu, vizinhos, familiares e amigos de Gilailce  em Aratuba pagaram a passagem de avião da atleta. “Eles se juntaram para pagar a passagem e eu não precisar viajar de ônibus. Sou atração na cidade sempre que volto lá. E esta medalha é deles também”, brinca.

E a atleta ainda voltou duas vezes ao pódio das OUJUBs 2012 para receber as medalhas de ouro no salto em altura, com marca de 1,55m, e de prata no heptatlo, com 3.911 pontos. Gilailce é sétima colocada no ranking brasileiro no heptatlo. “Já faz um mês que não vou vejo minha mãe e meu pai. Falo com eles todo dia por telefone. E quando voltar pro Ceará vou ter três medalhas de presente para eles”, comemorou.

Cerca de 3 mil atletas de todos os estados brasileiros disputam as Olimpíadas Universitárias JUBs 2012. Os esportes individuais abriram a competição. Xadrez, judô, atletismo e natação vão até este domingo, dia 21. Os torneios de basquete, futsal, handebol e vôlei começam na terça-feira, dia 23, com as partidas pela fase classificatória. O evento tem o seu encerramento marcado para o próximo sábado, dia 27.

As Olimpíadas Universitárias 2012 são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), corealizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e o apoio da Federação Paranaense de Esporte Universitário e da Prefeitura de Foz do Iguaçu.