Páginas

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Crianças Indígenas de Aratuba

Elas aprendem desde cedo como se comportarem na coletividade e partilharem com o próximo o pouco ou o muito do que elas têm.



Ao longo de toda vida as pessoas passam por muitos aprendizados. Aprende-se dos mais diferentes jeitos e em vários momentos. O que se aprende e com quem se aprende também é muito diverso em cada lugar.
As crianças indígenas de Aratuba, por exemplo, aprendem muita coisa com seus pais e parentes mais próximos, como os irmãos e os avôs. Os conhecimentos podem ser transmitidos durante as atividades do dia a dia ou em momentos especiais, durante os rituais e as festas.
Pouco a pouco, as crianças aprendem os modos de agir, os princípios e tudo aquilo que é importante para que se tornem pessoas produtivas e participativas. Para isso é muito importante estarem sempre atentas aos trabalhos diários e ao aprendizado e transmissão de conhecimentos. 


A comunidade indígena de Aratuba fica localizada nas Aldeias Fernandes e Balança. As crianças Kanindés se destacam por sua educação, seu excelente comportamento coletivo, seus bons modos de viverem em comunidade e aprendem desde cedo a partilharem com o próximo o pouco ou o muito do que elas têm.