Páginas

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Aratuba: AJBA diz que se sente excluída do III FEST JUNINO 2012


Na noite desta terça-feira (15), o presidente da Associação de Jovens de Barriguda e Adjacência em nota oficial nas redes sociais disse que a referida associação não irá participar do III FEST JUNINO organizado pelo Departamento de Cultura devido à exclusão que vem sofrendo e pela falta de autonomia dos organizadores.  
A polêmica em torno do III FEST JUNINO de Aratuba – Edição 2012 se dá pelo fato de que cinco dos associados da AJBA e quadrilheiros residem na sede do município e não na localidade de Barriguda e Adjacência. Segundo Adriano, os mesmos são filiados e desenvolvem atividades junto à referida associação.
Logo após a primeira reunião que aconteceu no dia 03 de maio na sede do Departamento de Cultura, com a presença do presidente da AJBA, alguns Diretores de Escolas, Presidentes de Grupos Juninos e os organizadores do III Festival Junino de Aratuba para deliberação de assuntos referentes ao mesmo, a AJBA postou nas redes sociais que estava sendo excluída e começou uma intensa campanha com vários questionamentos: Cadê o apoio a nossa juventude...? Será que o apoio se dá num processo de exclusão?
A campanha realizada pelos membros da associação reabriu o leque de questionamentos provocando a organização Festival convocar novo encontro entre os Quadrilheiros, Algumas Diretoras da Rede  Municipal de Ensino e representantes da AJBA na manhã desta terça (15), cujo resultado final da reunião não mudandou em nada as deliberações anteriores.

TRECHOS DA NOTA EMITIDA PELA AJBA 
...Por tanto, diante de tanta exclusão, diante de tantos direitos violados, [pois a Constituição de 1988 garante a participação, o apoio, o incentivo ao associativismo sem exclusão], a Associação de Jovens de Barriguda e Adjacência em Assembléia Geral DECIDE POR UNANIMIDADE:
Não participará do III Festival Junino de Aratuba 2012 e anos posteriores, até que reconheçam e enxerguem os sentidos reais de DEMOCRACIA, IGUALDADE, LIBERDADE, JUSTIÇA, INCLUSÃO, RESPEITO AO ASSOCIATIVISMO e demais valores e Direitos que a sociedade muitas vezes omite. 
...Manifestamos o desejo de apenas apresentar o fruto de meses de ensaio, acreditando ser uma atividade cultural que despertaria e resgataria a cultura, outrora esquecida em nossa região, sem disputar títulos ou valores, o que também não foi aceito.

DO OUTRO LADO
Nossa redação entrou em contato via telefone com o Diretor do Departamento de Cultura Fábio Melo, o mesmo disse que sensibilizado com a situação da AJBA convocou nova reunião e expôs a problemática propondo encontrarem alguma solução para que os mesmos participassem do Festival, entretanto o posicionamento dos representantes das demais quadrilhas foi de que os quadrilheiros tinham que se adequarem ao regulamento do festival.
Fábio afirmou que no final da reunião, o presidente da AJBA usando da palavra disse não ser necessária votação para decidir sobre a participação, pois já que a associação não se enquadrava no regulamento, estavam parando por ali.
“ Nosso Festival encontra-se de portas abertas para acolher qualquer grupo, desde que estes cumpram o regulamento”. Disse Fábio. 
____________________________________________
PUBLICIDADE