Páginas

domingo, 3 de maio de 2020

ARATUBA GANHA NOVOS PROFISSIONAIS PARA REFORÇAR A EQUIPE DO SAMU

TIAGO JESLEY, CLEBIANO BATISTA COMO CONDUTORES, JOVERLANIA E ILONEIDE COMO TÉCNICAS DE ENFERMAGEM, SÃO OS NOVOS PROTAGONISTAS DO SAMU ARATUBA.

Os novos integrantes da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) assumiram recentemente seus postos na unidade local. A nova técnica de enfermagem e os condutores são  todos de Aratuba.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

O SAMU 192 realiza os atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

Aratuba foi o primeiro município do Ceará contemplado com a expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em 2020. Tiago Jesley e Clebiano Batista como condutores, Joverlania e Iloneide como técnicas de enfermagem, são os novos protagonistas dessa história.
“O município de Aratuba necessitava desse serviço. Trabalhar pela primeira vez no SAMU Ceará é uma benção de Deus, é uma alegria muito grande. É um serviço que não tinha no município. Hoje realizo meu sonho em trabalhar no SAMU”, disse Jesley, condutor socorrista. 
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência-SAMU, resultado da parceria do Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura de Aratuba. O Serviço atende.
QUANDO CHAMAR O SAMU 192?
O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita, para telefones fixo e móvel. Os técnicos do atendimento telefônico que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.
As ambulâncias do SAMU 192 são distribuídas estrategicamente, de modo a otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência. A prioridade é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso.