Páginas

quarta-feira, 24 de abril de 2019

ARATUBA: CÂMARA DE VEREADORES APROVA VOTOS DE LOUVOR E APLAUSOS AO POVO INDÍGENA KANINDÉ

A PREPOSIÇÃO É DE INICIATIVA DOS VEREADORES GUINHA E VAL DO CIMAR PELO DIA DO ÍNDIO.

Foi aprovado por unanimidade durante sessão da Câmara de Vereadores de Aratuba na noite desta terça-feira (23), VOTOS DE LOUVOR E APLAUSOS pelo Dia 19 de Abril - Dia do Índio, com ênfase no POVO INDÍGENA KANINDÉ DE ARATUBA, ocorrido no ultimo dia 19.

A propositura foi dos Vereadores Guinha e Val do Cimar, que no uso da palavra, destacaram a as lutas dos Kanindés de Aratuba pelo resgate da sua cultura e a preservação da terra.

Os parlamentares destacaram ainda o impotente movimento da articulação da Juventude Indígena Kanindé, cuja atuação juvenil tem proporcionado uma diferença positiva entre os povos indígenas.  

Os Canindés (ou Kanindé) são um povo indígena que vive nos municípios de Aratuba (Sítio Fernandes/Balança) e Canindé (Fazenda Gameleira) no Estado do Ceará, sendo reconhecidos como comunidade indígena desde 2003, por força da resolução 196, de 1988.

“Esse povo, que para nós é um orgulho, têm contribuído significativamente para o desenvolvimento cultural de Aratuba, nos ensinando a importância de vivermos em comunidade e buscarmos no dia-a-dia o fortalecimento dos vínculos comunitários”, destaca os parlamentares.

A preposição destaca ainda que seja enviado ofício às lideranças indígenas de Aratuba, dando-lhes ciência da justa homenagem prestada pelo poder legislativo, em nome do povo aratubense, bem como seja vinculada nas redes sócias, banner alusivo de parabéns aos Índios Kandidés.