Páginas

quarta-feira, 27 de março de 2019

JOVENS FOCAM A IMPORTÂNCIA DO CULTO DOMÉSTICO NA ASSEMBLEIA DE ADEUS EM ARATUBA

“O TEMA FOI ABORDADO DURANTE A PRIMEIRA CONFERÊNCIA DA  FAMÍLIA EDIFICADA REALIZADA PELA PRÓPRIA JUVENTUDE NA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ARATUBA”

Na noite do dia 23 de Março de 2019, a cidade de Aratuba, se tornou a capital da fé com a realização do Culto de Jovens e a Conferência da Família Edificada, realizada pela União da Mocidade da Assembleia de Deus em Aratuba – UMADA, para o lançamento do Projeto de Incentivo a realização do CULTO DOMÉSTICO NOS LARES DA JUVENTUDE.   

Com a vida moderna cada vez mais agitada por compromissos de trabalho e estudo, aumenta a dificuldade de reunir a família em torno de uma mesa para as refeições e, mais ainda, para o benéfico culto doméstico. Mas será que falta tempo ou disposição para isso?

“A igreja do Senhor começa em casa, todos unidos até o Senhor voltar”. Esse trecho de uma canção entoada pela cantora Cassiane nos chama a atenção para a importância da vida devocional em família.

Popularmente conhecido como culto doméstico, o devocional no lar é muito importante para a integração da família e para o crescimento espiritual de todos, inclusive, da Igreja. Mas, convenhamos, o estilo de vida que levamos não ajuda na realização dele.

O culto doméstico é um tesouro perdido na vida da maioria do povo de Deus. Essa perda tem profundas e tristes consequências. Ela aponta uma perda de profundidade no relacionamento com Deus e também um enfraquecimento da comunhão familiar.
O mundo contemporâneo sofre uma perda de critérios e valores. As coisas urgentes tomaram o lugar das coisas importantes. Pare para analisar: corremos atrás do vento e gastamos toda a nossa energia buscando as coisas que perecem e deixamos de buscar as coisas lá do alto, aquilo que permanece para sempre. Somos esmagados debaixo de um rolo compressor chamado secularismo, somos vítimas da ditadura de uma agenda que empurra o que é espiritual para a lateral da vida pessoal.

Mas um dos maiores benefícios da devocional em família é nos corrigir nesse aspecto. O culto doméstico corrige a prioridade do nosso relacionamento com Deus. Precisamos buscar o Reino de Deus em primeiro lugar e o culto doméstico abre esse caminho para priorizarmos nossa relação com Deus acima de quaisquer outros interesses.

Não podemos deixar de considerar que o culto doméstico galvaniza os valores de Deus em nossa vida. A marca da nossa sociedade é a superficialidade. Vivemos uma geração que anda errante por ter abandonado os princípios e os absolutos de Deus.

Na era da comunicação e da explosão do conhecimento, vemos uma geração analfabeta da Bíblia e a perda dos critérios bíblicos está produzindo uma geração entregue ao relativismo moral. Sem conhecimento da verdade não há como construir uma sociedade justa. A família é a base de todos os outros relacionamentos horizontais. Se a família estiver sem critérios, a sociedade vai se perder nos labirintos da permissividade e a igreja será um órgão doente.

BASE BÍBLICA
O culto doméstico tem suas raízes no próprio Deus ao criar o ser humano para ter íntima comunhão com Ele. Foi plano de Deus que esse ser criado formasse família e juntos servissem ao Senhor com alegria. – plano esse seguido por Josué, conforme o capítulo 24:14-15: “Agora, pois, temei ao Senhor e servi-O com integridade e com fidelidade (…) eu e a minha casa serviremos ao Senhor”.

Josué não faz da adoração ou do culto a Deus vivo algo opcional e diz que o Senhor quer ser adorado e servido voluntária e deliberadamente pelas nossas famílias. O profeta reforça o ato de culto a Deus nas famílias com o seu próprio exemplo. Fica claro que ele está se dirigindo aos cabeças das famílias – ele tem uma liderança de tal ordem sobre a sua família que ele fala por toda a sua casa.

É importante destacar que “servir” é uma palavra abrangente e se refere a muitos atos de adoração a Deus. Em muitas passagens bíblicas observamos o estímulo a adoração no lar. Como diz Deuteronômio 6:6-7: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te” (Dt 11:18-19).

Um texto paralelo no Novo Testamento é Efésios 6:4: “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor”. Por exemplo, Timóteo tirou grande proveito da instrução diária de uma mãe e de uma avó tementes a Deus.

Outro trecho importante é de Colossenses 3:16: Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração”.

“É importante a família entender que ‘Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’ (Dt 8:3; Mt 4:4). Deus exige que O adoremos não apenas particularmente como pessoas, mas também em público como membros do corpo e como famílias. O Senhor Jesus é digo disso, a Palavra de Deus o ordena, e a consciência o reconhece como nosso dever.

Nossa conferencia contou com representantes de todo o campo daigreja localirmãos da cidade de Capistranocaravana da Congregação de Nova Esperança (AD CAPISTRANO)caravana da Congregação de Novo Paraíso (AD CAPISTRANO) e vários irmãos da cidade de Fortaleza