Páginas

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Aratuba se despede de Padre Claúdo

Pe. Antônio Claudio Pereira de Oliveira assumiu a Paróquia de Beberibe.

POR GERSON CASTELO: Domingo 27 de Janeiro de 2008 tomava posse na Igreja Matriz de São Francisco de Paula o vigésimo oitavo pároco de nossa historia Pe. Antônio Claudio Pereira de Oliveira que assumiu naquele momento com a missão de liderar e participar ativamente da vida de seus paroquianos de 102 comunidades composta por pessoas da Serra e Sertão. A jornada não seria fácil, muito havia a ser feito, nossa igreja ganharia novos rumos a partir de sua posse não seriamos mais os mesmo. Saiba que sua marca já está registrada, não só em nossos corações, mas em cada detalhe de nossa vida pastoral e pessoal. Seus cuidados e esmeros, para proporcionar aos fieis um lugar aconchegante e de oração na igreja, foram além do esperado, construiu novos templos, melhorou estruturas existentes, manteve bens, mais acima de tudo isso renovou a fé das pessoas muitas lembranças ficarão guardadas, como por exemplo, os puxões de orelhas, as broncas, mas tudo isso foi para nos ensinar que a vida é feita também de dores e que são elas que nos deixam fortes para enfrentar o bom combate.

Com o seu trabalho ganhamos movimentos religiosos inesquecíveis e sem o seu esforço pessoal jamais teríamos recebido aqui em Aratuba. Como não lembrar da passagem dos Bispos do Piauí em visita ao Maciço de Baturité na noite de Segunda Feira 21 de Novembro de 2011 nesta mesma noite inaugurou as reformas de nossa Matriz como nova pintura, novo altar e nova frente. Aqui atravessou umas das grandes polemicas de seu paroquiado a mudança de local da imagem de Cristo da frente da Igreja matriz, muitos criticaram, superou com trabalho!

Março de 2012 mais precisamente dia 02 uma sexta – feira recebíamos os símbolos oficiais da Jornada Mundial da Juventude importantes símbolos do cristianismo, Neste memorável dia, tivemos uma Aratuba inteira parada em pleno meio dia (12:00h) para caminhar com a cruz e com o Ícone de Nossa Senhora até a matriz de São Francisco que já estava completamente lotada para alegria de nosso vigário episcopal e grande animador da juventude. Julho de 2009, pela primeira vez em muitas décadas comemoramos o aniversario de nossa Paróquia, Pe. Claudio desejou abrir os escritos e livros disponíveis para mostrar e contar um pouco da historia dos 125 anos desta Paróquia de São Francisco de Paula Em 2014 já estávamos comemorando 130 anos e lá estava ele novamente pra contar com novidades e documentos inéditos. Encorajou pastorais como: o Terço dos Homens, Pastoral da Juventude, Pastoral do dizimo, Ministros, Coroinhas, Liturgia, conselhos das comunidades entre outras e recentemente criou o Terço das Mulheres, Divino Espírito Santo, Pastoral da Criança e Cerimoniais. 

Mais muito ainda tinha a ser feito, iniciou a construção de varias capelas junto as comunidades reformou outras varias e iniciou o audacioso projeto da Capela do Cemitério São Miguel com a ajuda dos paroquianos e paroquianas concluiu a mesma em Novembro de 2015. Não podendo esquecer que a passagem a imagem peregrina de Nossa senhora Aparecida reuniu milhares de pessoas presentes em Aratuba e é certamente o evento de maior publico da história contemporânea desta paróquia, réplica da original exposta no Santuário de Aparecida, chegou à Paróquia São Francisco de Paula na terça - feira 03 de Maio de 2016. A visita faz parte de uma ação de preparação para o Jubileu de 300 anos do encontro da imagem original que, segundo a Igreja Católica, aconteceu no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo.
 

Mais a grande realização ainda estaria por vir promover o crescimento espiritual dos seus paroquianos, fortalecer-lhes a fé, dar-lhes um sentido de comunidade cristã e aproximá-los de Deus é a maior missão que um sacerdote pode concretizar e foi em 13 de Maio de 2008 na comunidade de Barreiros que a sua missão de evangelizar se concretizava com os seus paroquianos de lá para car, a cada dia 13 Aratuba é sinônimo de Nossa Senhora de Fátima por ela chegamos a altíssimo, a santa que apareceu para três crianças portuguesas no ano de 1917. Ficou tão grande que por meio popular com quase 2000 assinaturas transformou o 13 de Maio em feriado municipal. Além disso estes momentos inesquecíveis, nos fizeram recordar o espírito de partilha, união, alegria e solidariedade que deve ser a marca dos cristãos, assim como era nas primeiras comunidades cristãs. 

É por isso e muito mais que aproveitamos esse momento para agradecê-lo por tudo que és, e tens feito pelo povo de Aratuba. Rogamos a Deus, que venha renovar seu ministério sacerdotal, para cada vez mais anunciar o Seu Reino, com um novo ardor missionário; E que o Espírito Santo continue lhe dando muita saúde, força, unção e sabedoria para exercer a missão que lhe foi confiada como pároco agora de Beberibe, levando sempre a mensagem de amor, que é o próprio Deus, a todas as pessoas que passam pela sua vida, levando-as a crescer espiritualmente.
 

Não diremos adeus, mas até breve, Deus o abençoe nesta nova missão. E sempre estaremos rezando e torcendo pelo seu sucesso.