Páginas

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Aratuba é primeiro lugar em ranking de transparência estadual

O município se torna referência no estado como mais transparência no ranking do MPF.

O Ministério Público Federal divulgou nesta quarta-feira (08), o ranking nacional da transparência de todos os municípios e estados do país - 2016.

O objetivo foi verificar se prefeitos e governadores estão cumprindo a lei que obriga a publicação na internet de todas as receitas e despesas, além das licitações e dos contratos firmados pelo poder público. Essa lei está em vigor desde 2009.

Também foi analisado se os municípios e governos estaduais estão cumprindo a lei de acesso à informação, que está valendo há mais de 3 anos.

ARATUBA aparece topo do ranking de municípios mais transparentes do estado do Ceará, em seguida aparecem os municípios de Caririaçu e São João do Jaguaribe, com a nota máxima.



O Ministério Público avaliou se os sites de prefeituras e governos estaduais cumprem 14 obrigações de transparência previstas em lei e dois itens considerados boas práticas.

Prefeitura de Aratuba
Entre os itens avaliados estão a publicação na internet de todas as receitas e despesas, editais e resultados de licitações, e relatórios de gestão orçamentária. Também foi checada a possibilidade de entrega de pedidos de informação de maneira presencial e pela internet, incluindo as boas práticas de transparência. Francisco Thales de Queiroz Gomes é o servidor responsável pela alimentação dos dados no portal da transparência.

Prefeito Ivan Neto ao lado de seu pai Wolner Santos
Para o Prefeito Ivan Neto, a posição no ranking é resultado de um intenso trabalho de organização de dados e produção de informações claras, tanto para a população, quanto para a própria gestão do Município. “As informações que constam do portal são as mesmas utilizadas para a tomada de decisão na Prefeitura. Estamos muito felizes pela conquista, vamos continuar avançando sempre.” Concluiu Ivan Neto.

Redação Aratuba Online