Páginas

terça-feira, 10 de maio de 2016

Enem 2016: Inscrições para o exame já estão oficialmente abertas

Estão oficialmente abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Os candidatos têm até as 23h59 do dia 20 de maio para se inscrever, exclusivamente pelo portal, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 
 
No primeiro acesso, os candidatos precisam ter em mãos o número do CPF e do documento de identidade (RG). Também é necessário informar um  e-mail válido, pois, através dele, o Inep enviará informações relativas ao Exame. No momento da inscrição os estudantes também devem informar o município onde farão a prova e a língua estrangeira do teste de Linguagens (inglês ou espanhol).
 
Os estudantes que pretendem obter o certificado do ensino médio precisam indicar o interesse no ato da inscrição, escolhendo uma das instituições certificadoras estabelecidas pelo Inep.
 
Taxa de Inscrição

A taxa de inscrição custa R$ 68. Os estudantes de escolas públicas que estiverem cursando a 3ª série do ensino médio são automaticamente isentos do pagamento. Os que forem isentos das taxas e não comparecerem para realizar as provas do Enem 2016 perderão a isenção do pagamento na próxima edição do Exame. O valor poderá ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. 

 
Isenção
 
Para pedir isenção da taxa, o participante precisa, no momento em que estiver se inscrevendo no site, preencher o formulário de declaração de carência. A isenção é concedida àqueles com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa, conforme estabelecem os incisos I e II do parágrafo único do art. 1º da Lei 12.799, de 10 de abril de 2013.

Atendimento Especializado

No ato da inscrição, o candidato precisa informar se necessita de atendimento especial e de auxílio para fazer a prova. A regra se aplica aos deficientes, gestantes, lactantes, idosos e aos sabatistas, que terão entre os dias 1º e 8 de junho, para enviar o documento que comprova sua condição, pela plataforma do Inep. No documento deve conter o nome completo, o diagnóstico com a descrição do que motiva o pedido de atendimento especial e a assinatura de um médico ou profissional especializado, com seu CRM (registro no Conselho Regional de Medicina).

Prova
 
Neste ano, as provas serão realizadas nos dias 5 (sábado) e 6 (domingo) de novembro. No primeiro dia, os estudantes fazem as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No domingo as provas serão de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.

Nos dois dias, os portões serão abertos às 12h e se fecham às 13h, no horário de Brasília. O início das provas será às 13h30. Como nos anos anteriores, o candidato disporá de 4 horas e 30 minutos no primeiro dia e de  5 horas e 30 minutos no segundo.

Cartão de confirmação da inscrição

Assim como em 2015, o cartão ficará disponível no portal do Inep semanas antes das provas. O candidato ficará livre para escolher se imprime ou salva o documento, visto que a apresentação do mesmo não é obrigatória.

Programa Enem – “Chego Junto, Chego bem

O Enem – “Chego Junto, Chego bem” é uma ação da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), criado em 2011, que tem como intuito apoiar os estudantes da 2ª e da 3ª séries, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e egressos das escolas públicas, em sua preparação para o Enem.

O programa acontece durante todo o ano letivo em seis etapas: (1) Auxílio na organização dos documentos necessários para realizar a inscrição; (2) Apoio nos dias de inscrição; (3) Eventos motivacionais e de orientação vocacional; (4) Ações pedagógicas de estudo para o Enem; (5) Realização do “Dia E”, com auxílio no transporte, hospedagem e pontos de apoio aos alunos no dia das provas; (6) Orientações para o acesso ao Ensino Superior.

Assessoria de Comunicação da Seduc