Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2016

Controle a Tuberculose: Aratuba está em primeiro lugar no ranking do Maciço de Baturité

Na manhã da última segunda-feira, a Coordenação Estadual de Controle a Tuberculose esteve em Aratuba para monitorar as ações da Secretaria Municipal de Saúde em relação ao controle desta doença.

Juliana Santos - Sec. Saúde
Segundo a técnica Creuza Ívirna, Aratuba está em primeiro lugar no ranking do maciço de Baturité na meta do controle a tuberculose. Os seus índices de mortalidade é baixo no estado, variando entre 2% e 3%. “As mortes ocorrem por não adesão ao tratamento, resistência a todas as drogas disponíveis e associação com outras doenças como a Aids”, explica a coordenadora. Ela destaca que a associação entre a tuberculose o e HIV é muito em função da baixa imunidade dos portadores do vírus.

A secretária, Juliana Santos, informa que para atingir as metas de redução da doença em Aratuba, o município tem ampliado o acesso dos pacientes ao serviço de diagnóstico, onde é oferecido gratuitamente o medicamento que garante a cura. “Com o ótimo trabalho de nossos agentes comunitários, estamos identificando as pessoas com os sintomas e os encaminhando ao centro de referência. Com as visitas periódicas aos pacientes afetados, garantimos um total controle". afirma Juliana.

Fonte: Prefeitura de Aratuba