Páginas

sábado, 15 de agosto de 2015

Professores Grevistas realizam protesto nas ruas de Aratuba

A greve é a primeira da história educacional do município.



Professores da rede municipal de ensino de Aratuba realizaram um protesto na manhã desta sexta-feira (14), a manifestação teve início por volta das 9h40. Nas principais ruas da cidade, pais, alunos e representantes de CUT Ceará, FETAMCE e Sindicatos do Maciço juntaram-se em apoio aos grevistas.


A pacata Aratuba vive pela primeira vez na sua história educacional uma greve oficial envolvendo os educadores de carreira, as ruas da cidade foram tomadas por faixas, cartazes, bandeiras e carro de som. As pessoas aglomeradas nas calçadas aplaudiram os manifestantes que pediam a todo instante a retomada do diálogo entre a prefeitura e a categoria.


A greve entra no seu oitavo dia de paralisação e vários atos já foram realizados na tentativa de chamar atenção das autoridades e pais de alunos.  Segundo o presidente do SINDIARA, Joerly Victor, a greve não é por atraso salarial, e sim pelo reajuste devido e digno.
  

Durante a manifestação os professores realizaram um ato simbólico em frente à Secretaria de Educação do município, onde mais uma vez a categoria pedia a retomada do diálogo e o respeito aos professores. O comando de greve agradeceu o apoio que vem recebendo da Câmara de Vereadores que tem abraçado a causa da educação. “Aos legítimos representantes do povo de Aratuba, na pessoa do Presidente Neto do Pai João e dos demais parlamentares, nossos agradecimentos pelo carinho e apoio recebido”, comentou Joerly.

Os vereadores Aila Santana, Chico Abel e Jean Martins foram ovacionados pela multidão quando fizeram o uso da palavra durante a manifestação,  onde declararam apoio irrestrito ao movimento.


Já em frete a sede do governo municipal, o comando de greve recebeu da ex-presidente do SINDIARA e atual chefe de gabinete do governo, Isabel Fernandes, a notícia que até o final do dia a prefeitura enviaria um ofício ao sindicato da categoria, agendando a retomada das negociações.

A PAUTA DE NEGOCIAÇÃO


A principal reivindicação da categoria é o reajuste salarial já garantido em Lei Municipal. “ Nossa luta é apenas por 10% de reajuste, queremos apenas o mínimo”, disse o professor Gildo Gomes.

Segundo o presidente do SINDIARA, a categoria não concorda com o projeto de lei que o prefeito municipal enviou à câmara, onde 80 professores não terão reajuste salarial, ou seja, 0%, e outros 26 terão entre 1% a 4%, outros 6, reajuste de 6% a 8%, e 1 professor com 14%, entretanto, é justa a equiparação dos temporários, afinal, todos são professores.

OS ATOS DA GREVE


O SINDIARA comandou várias reuniões com pais de alunos na sede do município e em diversas localidades da zona rural, onde recebeu adesões e apoio de centenas de pais e alunos. Outro marco importante foi panfletagem realizada nas ruas da cidade e no Distrito de Pai João.

O ENCONTRO COM A GOVERNADORA EM EXERCÍCIO


Na tarde desta quinta-feira (13/08) os professores da rede municipal de ensino de Aratuba em greve, tiveram a oportunidade de participar de uma audiência com a governadora em exercício professora Izolda Cela. Izolda participava das comemorações em um município vizinho quando na oportunidade os professores de Aratuba solicitaram ter uma conversa com a mesma no intuito de pedir a intervenção da gestora na procura do diálogo com a municipalidade.

Numa conversa satisfatória, a governadora recebeu o presidente do Sindiara Joerly Vítor, o professor Gildo Gomes, professora Débora Germano e o vereador Jean Martins que em nome da câmara municipal acompanhou os professores. Na oportunidade os grevistas agradeceram a governadora por recebê-los quebrando o protocolo, e explanaram um breve histórico do momento de luta vivenciado pelos professores de Aratuba na busca pela garantia dos seus direitos.

Com informações SINDIARA

GALERIA DE IMAGENS