Páginas

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

PERGUNTE AO DR. HELLANYO: COMO NÃO TER PROBLEMAS COM O APARELHO ORTODÔNTICO

Conviver com o aparelho ortodôntico para algumas pessoas é um problema. Durante a alimentação ou na hora de escovar os dentes podem ocorrer alguns incômodos na hora de mastigar, principalmente, nos primeiros meses. Mas existem hábitos diários que visam a amenizar os transtornos e, aqui, separamos sugestões que irão te ajudar a fazer as pazes com o seu aparelho!

Evite alimentos grudentos:
Gomas de mascar devem ser evitadas. Os resquícios de chicletes e balas são difíceis de serem removidos durante a escovação, o que pode impulsionar o aparecimento de cáries e tártaros. Quebra e descolamento do material são outros problemas quem podem ser causados.

Evite alimentos muito duros:
Rapaduras, caroços de pipoca, pirulitos são exemplos do que não comer durante o tratamento ortodôntico, pois os mesmo tem uma consistência muito dura, descolando os braquetes durante a mordida. Uma boa forma de evitar quebras do aparelho seria levar alimentos como carnes e maça já cortados para dentro da boca.

Cera:
Aliada contra os machucados. Cortes nas bochechas são comuns nos primeiros dias. Para evitá-los, use ceras bucais nos braquetes. Elas protegem a sua boca dos danos e ajudam na cicatrização dos machucados.

Escove os dentes, sempre!
Os cuidados devem ser redobrados por quem usa aparelho. A escovação é a melhor pedida para ter um sorriso lindo. Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia ou sempre que achar necessário. E não se esqueça do fio dental.

Escovas adequadas:
Existem escovas próprias para quem usa aparelhos ortodônticos. É aconselhável o uso de escovas auxiliares, tais como as escovas interdentais vendidas em supermercados e farmácias.

Beijo está liberado:
Não se intimide na hora do beijo. Se a outra pessoa também usar aparelho, pode tirar da cabeça aquela cena dos dois enroscados. Só é bom checar se algum fio está solto para não machucar o parceiro.
Dr. Hellanyo Lemos
CRO 5154