Páginas

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Vivendo a felicidade da terceira idade


Deveríamos chamar essa de primeira idade e não terceira. Chamamos então de terceira idade aquela mais experiente, mais vivida, mais calejada, e que nesse momento de suas vidas, nada mais busca do que a paz, o prazer nas suas ações diárias, a alegria, a qualidade de vida, a felicidade.
Ser feliz é algo que varia muito de pessoa para pessoa, cada um tem uma forma diferente de encontrar a sua felicidade. Durante nossas vidas passamos por momentos bons e ruins, isso amplia a nossa carga de experiência e nos torna pessoas melhores em todos os sentidos. A terceira idade é uma fase que pode ser muito prazerosa, mas há quem não consiga perceber isso.
Há pessoas que envelhecem mais rapidamente. Por outro lado, há aquelas para quem o tempo parece não pesar. Mas qual será a fonte da juventude? É preciso considerar que o envelhecimento é um processo biológico natural, em que o corpo sofre diversas alterações funcionais e anatômicas, afetando direta e indiretamente a nutrição e a saúde.
Especialistas afirmam que não há apenas um segredo para se sentir mais jovem, mas num aspecto concordam: atividade física moderada, que inclua exercícios como alongamento ou hidroginástica, são fundamentais para melhorar a saúde nesta etapa da vida. 
Com o passar do tempo, vamos percebendo que muitas coisas que nos preocupavam, nos estressavam, na verdade não mereciam tanto a nossa atenção. Imagine toda a experiência que se adquire em longos anos de vida e o quanto isso pode ser útil quando se chega a uma determinada idade, onde tomar decisões se torna um pouco mais fácil porque você já viveu muita coisa e sabe melhor o que você quer para si. Ao atingir a terceira idade, aprende-se a valorizar o que é realmente importante, como momentos especiais em família, aproveitar o tempo da forma que você realmente gosta entre outras coisas.
Já ouviu aquela famosa frase: “A vida só começa depois dos 60”? Pois é, seu significado realmente faz sentido. Quando uma pessoa se encontra com a idade mais avançada, muitas vezes já se aposentou, tem mais tempo para aproveitar sua vida, sair, praticar esportes, estudar e rejuvenescer ao decorrer deste tempo.
Pode parecer engraçado, mas talvez você jamais tenha tido a oportunidade de ser tão dono do próprio nariz. Lembre-se que, atualmente, a ciência e a tecnologia são fortes aliadas do envelhecimento com qualidade. Medicamentos, vacinas, cura e prevenção de doenças são alguns benefícios proporcionados pelo desenvolvimento científico, que prolongam a vida e aumentam o bem estar do ser humano. Mas isso não basta. A busca por uma velhice digna e feliz é uma decisão, é o diferencial que cada um imprime na direção da própria vida e faz com que ela valha a pena. 
O segredo para ser feliz durante essa fase é não procurar o isolamento e nem se tornar vítima das dores. Torne-se um cidadão do mundo e aproveite cada instante intensamente. Procure fazer viagens e se manter sempre perto das pessoas que você ama.