Páginas

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

População de Aratuba vai conferir show gratuito de humor

20 de Fevereiro - Espetáculo Baú de Molecagem na Praça Adolfo Lima às 20h.


Os projetos “Baú de Molecagem” e “Feira Livre, Riso Solto”, aprovados no I Edital do Humor do Ceará do Governo do Estado, são de autoria dos humoristas cearenses Gil Soares e Edson Santo e serão apresentados ao público durante todo o mês de fevereiro.

Um humor bem pensado, de qualidade e totalmente grátis para o interior cearense. Essa é a proposta que norteia os espetáculos dos humoristas Gil Soares e Edson Santo. Há três anos, eles apresentam o espetáculo “Ceará Riso Frouxo”, com o qual já estiveram em cartaz na cidade de Fortaleza, e em municípios de outros estados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Piauí. Os artistas agora levam as mostras para o interior do Estado e dividem a iniciativa em dois projetos: “Baú de Molecagem” e “Feira Livre, Riso Solto”. Os shows serão executados em feiras livres, centros culturais, teatros e ginásios de 14 municípios do Ceará. Os dois projetos foram aprovados no I Edital do Humor do Ceará do Governo do Estado.

Os humoristas querem levar alegria e promover também a ocupação de espaços públicos, além da divulgação de novos talentos. Crianças, jovens e adultos podem assistir aos shows de humor. Não é necessário trocar nada pelo ingresso. “É só chegar e aproveitar”, avisam os parceiros da iniciativa. 

Ceará Riso Frouxo
O espetáculo “Ceará Riso Frouxo” estreou em 2011 e já foi visto por milhares de pessoas em várias cidades do Brasil. Os humoristas reuniram as diversas formas de fazer humor no Ceará, atualmente, em um só espetáculo, Eles contam piadas, fazem imitações, stand up, apresentam personagens e estimulam a interação com a plateia.  No ano passado, foram aprovados no I Edital do Humor do Ceará do Governo do Estado, com esses dois projetos. “O momento agora é de democratizar o acesso a esse tipo de arte. Muitos cearenses, principalmente no Interior, não têm acesso a um show de humor, e a nossa intenção é levar esse momento a todas as pessoas”, explica Edson Santo.

“O espetáculo Baú de Molecagem foi concebido a partir de fragmentos da minha experiência de 20 anos de pesquisas e experimentos sobre um humor espontâneo e criativo. Ele é dividido em três momentos (quadros) que contemplam música, dança, piadas e é permeado por expressões populares. Todos estão convidados e convidadas a conferir essa montagem”, diz Gil Soares, idealizador do espetáculo. 

Já Edson Santo, responsável pela “Feira Livre, Riso Solto”, garante que escolheu a feira livre por ser ponto de encontro bem popular dos moradores da cidade a ser visitada e adjacências, o que amplia mais o acesso. “O projeto visa dar oportunidade, ainda, ao surgimento de novos talentos, já que abre espaço para artistas locais se apresentarem”, conta Edson. Os shows acontecerão, simultaneamente, aos horários das feiras livres com as participações de outros humoristas como Motoka, Dion Queiroz, Elvis Preto, Caboré, Marmita, Veia Cômica, Cléber Fernandes e a dupla Ronaldo e Cibalena.

Onde ver os shows de humor?
O espetáculo Baú de Molecagem pode ser visto em teatros, ginásios e centros culturais das cidades de Redenção, Guaiúba, Aracoiaba, Itapiúna, Maranguape, Aratuba, Pacoti, Guaramiranga, Baturité e Barreira.

Já a mostra “Feira Livre, Riso Solto”, que estará em exibição na segunda quinzena de fevereiro, visitará Caucaia, Horizonte, Pacajus e Cascavel, municípios da Região Metropolitana de Fortaleza.

Os idealizadores

Gil Soares é ator e humorista, arte-educador e estudante de Jornalismo. Tem 20 anos dedicados ao humor, com experiências acumuladas em diversos trabalhos no teatro, televisão, restaurantes, centro culturais, entre outros. Atuou em diversas campanhas publicitárias e durante anos trabalhou em emissoras de TV. Já participou do curta metragem Vida Fuleira (O Artista de Rua e a Bailarina) com direção de André Sampaio e os longas Por Onde Anda Você, de Sérgio Resende e Folia de Rei, de Rosemberg Cariry.  Participou, ainda, dos programas nacionais Show do Tom, O Melhor do Brasil e Tudo é Possível. O personagem principal é o Caboré com passagem pela TV Jangadeiro e TV Diário.

Edson Santo é ator, humorista e redator. Desde o ano 2000, na carreira humorística, ele apresenta montagens utilizando a caricatura de várias personalidades como Reginaldo Rossi, Roberto Carlos, Tim Maia e Sidney Magal. Já participou de programas de TV como o Show do Tom, Domingo Legal e Tudo é Possível. Atualmente se apresenta toda semana na Lupus Bier e produz espetáculos teatrais com personagens criados por ele mesmo. Devido a seu talento, foi escolhido para participar de “Onde Anda Você”, filme de Sérgio Rezende, estrelado por José Wilker, Juca de Oliveira e José Dumont.