Páginas

domingo, 1 de dezembro de 2013

Prefeitura comunica que segunda-feira haverá aula normal na rede pública de ensino em Aratuba

Por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura de Aratuba, foi veiculada uma nota oficial em relação à situação da próxima segunda-feira (2), quando a partir das 8 horas, os professores concursados da rede municipal devem promover um ato público nas principais ruas da cidade.

A orientação da Prefeitura é para que os pais levem seus filhos para as escolas, apesar da paralisação prevista para esta segunda-feira.

A Secretária de Educação, Isabel Fernandes anunciou através da Som Zoom Sat de Aratuba haverá aula normalmente na rede pública. Na tarde deste domingo (1), o comunicado da Secretária foi reforçado em um carro de som circulando nas ruas da cidade.

ENTENDA A NOTÍCIA
26/11
Após realizar reunião com a categoria na última terça-feira (26), SINDIARA e PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO decidiram nomear uma comissão de 08 educadores para negociarem os salários atrasados da categoria.

Antecedendo a reunião dos professores, o prefeito de Aratuba, Ivan Santos Neto, reuniu os vereadores em seu gabinete e justificou o que estava acontecendo em relação ao atraso salarial categoria. Segundo relato dos vereadores presentes na reunião, o gestor do município disse que as causas do atraso foram o excesso de contratos temporários e um déficit referente ao ano de 2012 pago integralmente no início de 2013. 

A PREVISÃO DE PAGAMENTO
Na tentativa de sanar o problema de uma vez, o governo municipal comunicou aos vereadores que pretendia antecipar as férias escolares, encerrar os contratos temporários e pagar até o dia 05 de dezembro o mês de outubro. Já em relação aos pagamentos de novembro, dezembro e metade do décimo terceiro salário, a previsão para quitação é até 31 de dezembro.

28/11
Segundo os representantes da categoria, o atraso de salários dos professores, o atraso no pagamento do deslocamento, falta de diálogo com o executivo e a antecipação das férias escolares, levou os educadores da rede municipal de Aratuba a votarem em reunião na sede do SINDIARA a favor de greve por tempo indeterminado, iniciando com um ato público nas ruas de Aratuba, na segunda-feira, dia 02.

29/11
Em pleno feriado municipal, Prefeitura paga o mês de outubro dos professores e prefeito afirma: “Se os professores desejam ir adiante com a paralisação, não se deve mais ao fato de que a prefeitura está atrasada mais sim político”.

30/11
Comissão de professores, prefeito e secretária de educação participam ao vivo do programa radiofônico “A VOZ DAS COMUNIDADES”, onde pais e alunos são convidados pela comissão de professores a comparecerem no ato público, marcado para o dia 02/12 e a municipalidade comunica que haverá aula normalmente na rede municipal.

01/12
Pela manhã carro de som anuncia ato público dos professores e logo em seguida outro carro de som anuncia que o movimento dos professores não altera rotina escola, e que haverá aula em todas as escolas.