Páginas

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Secretária de Saúde de Aratuba na Câmara de Vereadores

Rosângela Lopes compareceu no Plenário da Câmara Municipal na última terça-feira (26), para prestar esclarecimento relacionado a “COGESTÃO ENTRE MUNICÍPIO E SHPD” dentre outros assuntos.

A presença da Secretária na Câmara Municipal foi solicitada pelo Vereador Francisco de Assis (Chico Abel do PR).  Na avaliação de Rosângela Lopes a oportunidade foi de extrema importância, pois até mesmo situações que não estavam na pauta foram esclarecidas com muita propriedade. Questionada em relação à cogestão entre prefeitura e SHPD, a Secretária afirmou que a prefeitura tem feita sua parte no que diz respeito ao financeiro, no entanto, o funcionamento da SHPD depende do gerenciamento administrativo da própria entidade, o que foge a sua competência.

Quanto à questão de médicos, Rosângela Lopes foi enfática em dizer que neste ano de 2013 o sistema de contração destes profissionais mudou por conseqüência do PROVAB, daí os médicos são obrigados a ficarem em tempo integral no in loco PSF, no período de segunda-feira à quinta-feira, e na sexta-feira eles fazem um curso em Fortaleza, requisito para que eles permaneçam no PROVAB. “Na verdade no PSF não falta médico, temos um carro a disposição de cada equipe, que fica em tempo integral para atender a demanda”.

Rosângela ainda discorreu a respeito de outros problemas enfrentados por sua pasta, foi coesa, direta e se mostrou conhecedora da administração pública em saúde. “Ainda não estou em um momento confortável em relação a transportes e medicamentos”, acrescentou.

A Secretária de Saúde mostrou os avanços em meio às dificuldades, falou da renovação da frota de carros e do esforço que tem feito juntamente com sua equipe para fazer o sistema funcionar, se colocou a disposição do legislativo para quaisquer esclarecimentos futuros.

Finalizando sua participação, Rosângela esclareceu as dúvidas dos parlamentares quando reconheceu de público as dificuldades enfrentadas por sua pasta e mostrou as conquistas em meio às dificuldades. “Gostaria de agradecer a compreensão dos vereadores, convidá-los para visitar nossa Secretaria e qualquer dúvida que possa surgir e dizer que aprendi muito com a Ex-Secretária Olímpia Azevedo e a mesma é uma referência para mim”, disse Rosângela.