Páginas

quarta-feira, 24 de julho de 2013

AÇAY DO EDY INFORMA

Mas o que é e qual a verdadeira utilidade da Creatina?

A creatina é um aminoácido naturalmente encontrado no nosso corpo, e pode ter duas origens: a síntese dos aminoácidos Glicina, Arginina e Metionina, ou pelo consumo de carnes, principalmente vermelhas.

O papel da Creatina está na chamada ressíntese de ATP (Adenosina Trifosfato), que é a molécula de energia usada aquando das contrações musculares (que no seu processo ainda se subdivide em ADP [Adenosina Difosfato]), ou por outras palavras, é a tua “força” na forma mais pura, é o que te permite fazer agachamentos, curl de bícepe, ou qualquer outro exercício que esteja presente na tua rotina. A falha muscular nestes movimentos ocorre quando as reservas de ATP se esgotam.

Uma forma de se recuperar essas reservas de ATP durante o treino é com recurso ao oxigénio, através das pausas entre sets. Outra forma, e mais rápida, é através do CP (Fosfato de Creatina) que consiste em 60% da Creatina presente no organismo, a restante é considerada “livre” (Cr).

No processo de produção de ATP, a CP divide-se e liberta o seu grupo fosfato, que posteriormente se liga à molécula de ADP, criando uma nova molécula de ATP. A ocorrência deste processo é somente possível enquanto existirem reservas de Creatina no corpo. A partir do momento em que esgotam, o corpo vai à procura de outras formas de repor a ATP, que são bastante mais lentas e que, por sua vez, vão levar a um decréscimo de intensidade do treino.


Logo, o objetivo da suplementação de Creatina é aumentar as reservas de CP e Cr de modo a aumentar a capacidade do corpo em produzir a ressíntese de ADT. É de sublinhar que a utilização de Creatina pelo músculo só acontece em breves períodos de exercícios a partir de um certo nível intensidade, e digo breves porque os stocks de CP são limitados.

Portanto, será inútil consumirem uma quantidade inumana de creatina com o intuito de exponenciar esses valores.

Outro efeito interessante da Creatina é o facto de esta aumentar as reservas de glicogénio no organismo, que serve, basicamente, para abastecer o corpo durante os exercícios aeróbios e anaeróbios. O armazenamento de glicogénio no corpo auxilia a recuperação e hipertrofia muscular.

Isto acontece porque o glicogénio aumenta a quantidade de água transportada para os músculos (daí se falar de retenção de líquidos nos músculos aquando da suplementação de Creatina) e como a sua presença é fundamental para a hipertrofia muscular, existirá, muito possivelmente, um incremento de massa muscular.