Páginas

sábado, 1 de junho de 2013

1º de Junho - O Dia Nacional da Imprensa

O Dia da Imprensa é comemorado no dia 1º de junho. A imprensa é um dos esteios da Ordem, da Democracia e do Progresso. Através dela se propagam as boas e generosas causas, se difundem conhecimentos e pregam-se princípios e idéias.

O Dia da Imprensa se comemorava antes no dia 10 de setembro, por ser a data de da primeira circulação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro, periódico da Corte. Até 1999 essa foi à data do Dia da Imprensa.
Origem do Dia da Imprensa

Em 1999 a comemoração do dia da Imprensa mudou de data. O Dia da Imprensa passou a ser comemorado no dia 1º de junho porque foi a data em que começou a circular o jornal Correio Braziliense, fundado por Hipólito José da Costa. Aconteceu no mesmo ano da Gazeta do Rio de Janeiro, mas o Correio Braziliense, jornal clandestino, começou a circular cerca de três meses antes.

Assim, em 1999 foi oficialmente reconhecido esse fato, e uma lei definiu a mudança do Dia da Imprensa para 1º de junho.
Revista Eletrônica Aratuba Online parabeniza todos os meios de imprensa de Aratuba em nome da Somzoom Sat, FM São Francisco, Radio Web Stilo, Blog da Paróquia e Blog Heróis da Fé.

“Nesta data tão importante lembro aos companheiros de plantão que a comunicação existe para o bem coletivo e não para alimentar briga de comadres na busca de interesses pessoais, nem tão pouco para agirmos como irresponsáveis como irresponsáveis ao ponto de queremos jogar o nome de pessoas bem de na lama”.

Se escolher ser jornalista, radialista, blogueiro ou comunicador em qualquer esfera, siga os pilares da Ordem, da Democracia e do Progresso.


Da Redação do Aratuba Online