Vereador defende 40% de gratificação para os Agentes de Combate as Endemias de Aratuba.
Na solicitação o parlamentar assegura que o repasse mensal seja correspondente a 40% (quarenta por cento) do salário base dos Agentes em forma de incentivo financeiro do bloco de Financiamento da Vigilância em Saúde.
“Este requerimento se faz necessário para valorizarmos estes profissionais que diariamente ariscam suas vidas e dão melhor deles para o excelente desempenho de suas funções. É importante salientar que os profissionais aqui citados, são responsáveis pela execução das ações estratégicas de controle das zoonoses existentes no território municipal”, disse Tota Barbosa.
Vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos. Inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados. Aplicação de larvicidas e inseticidas. Orientações quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas. Recenseamento de animais. Essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas, leishmaniose e malária e fazem parte das atribuições do agente de combate de endemias (ACE), um trabalhador de nível médio que teve suas atividades regulamentadas em 2006, mas que ainda tem muito o que conquistar.
A CATEGORIA ENCONTRA-SE ORGANIZADA NO MACIÇO DE BATURITÉ
Segundo o presidente da Associação dos Agentes de Endemias do Maciço de Baturité, Edinaldo da Silva Alves, gradativamente a associação tem conquistado grandes avanços.
“Recentemente nossos companheiros e irmãos de profissão da cidade de Baturité receberam sua primeira gratificação, uma conquista assegurada por lei. Nossa luta continua agora em Aratuba e depois e seguiremos nesta luta, e só vamos tomar um folego quando a nossa classe presente no Maciço de Baturité for contemplada em todas as cidades, observando a realidade de cada município”, disse Edinaldo Alves.