Páginas

domingo, 20 de maio de 2012

Acadêmicos da UFC realizam aula de campo na Cidade de Aratuba

Alunos do curso de Geografia obtêm informações climatológicas sobre o território aratubense.

O município de Aratuba serviu de cenário e objeto de estudo climático para alunos de Geografia da Universidade Federal do Ceará das modalidades de licenciatura e bacharelado. O ambiente natural funcionou como laboratório permitindo aos alunos experiências práticas e fundamentais para toda formação acadêmica. A chegada dos universitários mudou a rotina da pacata Aratuba nos dias 14, 15 e 16 de maio.
O intenso estudo permitiu o mapeamento microclimático da sede do município, onde num período de 12 horas, cinco equipes espalhadas em pontos estratégicos da cidade realizavam anotações sobre o tempo atmosférico. Os estudantes verificavam a cada hora a temperatura seca e úmida do local utilizando um psicrômetro, aparelho que serve para verificar a quantidade de vapor de água presente no ar. Além de outros fatores como nebulosidade, velocidade e direção dos ventos, tipos de nuvens, temperatura efetiva e conforto térmico.
Para o estudante Joerly Victor foi um prazer ter recebido em Aratuba seus colegas discentes “Tanta propaganda que eu fiz de Aratuba valeu a pena, todos puderam comprovar o potencial e as belezas de nossa cidade. Aratuba agora desponta como um local forte para estudos acadêmicos de campo”. Concluiu.
GALERIA DE IMAGENS 
_________________________________________
PUBLICIDADE