Páginas

quarta-feira, 1 de julho de 2020

PROFESSORES: HERÓIS DA EDUCAÇÃO EM ARATUBA

‘HERÓIS DE VERDADE NÃO VESTEM CAPA. ENSINAM!’

Escolas do mundo todo paralisaram suas atividades em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Para driblar os desafios do isolamento, escolas encontraram na tecnologia uma alternativa para manter o vínculo com os alunos e prosseguir com o cronograma de estudos. Em um curto espaço de tempo eles tiveram que se reorganizar e, em muitos casos, aprender a usar essas ferramentas, tudo pela educação.

Com a suspensão das aulas na Rede Municipal de Ensino em Aratuba, os educadores também estão utilizado novas formas para manter vínculo com os alunos durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Com criatividade e auxílio de ferramentas digitais, através de aplicativos e redes sociais, os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental têm elaborado vídeos, textos explicativos, áudios e arquivos com atividades para estimular a interação entre alunos, pais e responsáveis sem perder o desenvolvimento pedagógico das crianças.

“Estamos vivendo algo novo, então a rede municipal de ensino em Aratuba vem buscando novas alternativas visando colaborar com continuidade do aprendizado dos nossos alunos. Através da internet, professores enviam conteúdos e orientam os pais para que as crianças realizem as atividades em casa”, explicou a educadora, Bernadete.

Na Escola Municipal Professora Maria Júlia, assim como nas demais unidades de ensino, os professores têm utilizado grupos na rede social WhatsApp para manter contato com a turmas de alunos. Pelo aplicativo, os pais retornam aos professores fotos e vídeos das crianças realizando as atividades propostas.

Bernadete, a famosa professora de matemática e outras disciplinas, virou youtube, criando um canal para auxiliar os alunos no processo de ensino aprendizagem durante a pandemia.  Outra inciativa exitosa foi o uso do Google Meet, uma plataforma gratuita que proporciona à alternativa de acesso a comunicação com as famílias visando manter o vínculo com a escola, uma ideia extraordinária da professa Lilaice. O Google Meet é uma ferramenta para conversar ao vivo com os alunos, para repassar conteúdos, para minimizar a perda do aprendizado diário que seria repassado na sala de aula.

Na educação infantil a tia Ana Iris da escola Nucleada Da localidade de Pindoba, tem sido referência em adaptar e associar didaticamente a tecnologia e os parâmetros curriculares, tornando prazeroso aos pequenos aprender através das redes sociais.  
Essa proliferação em relação à pandemia em Aratuba, além dos profissionais da saúde e assistência social que estão na linha de frente, deu visibilidade aos heróis do dia-a-dia, que sempre estiveram no anonimato, os PROFESSORES, que sempre estiveram na base formando o cidadão.