Páginas

terça-feira, 19 de março de 2019

SINDIARA PARTICIPA DE DEBATE SOBRE REFORMA DA PREVIDÊNCIA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO CEARÁ

A ENTIDADE SINDICAL FOI REPRESENTADA PELO SEU PRESIDENTE JOERLY VÍTOR E COMITIVA.   

Assembleia Legislativa do Ceará promoveu, na última sexta-feira (15), um debate sobre a Reforma da Previdência. Os debatedores foram o ex-ministro Ciro Gomes, o senador Cid Gomes (PDT) e o deputado federal Mauro Filho (PDT) e conduzido pelo presidente da Casa, deputado José Sarto (PDT), que destacou a importância da discussão.

O SINDIARA participou da audiência através do seu do líder comunitário Joerly Vitor (presidente do Sindiara), professor Bernardo (vice-presidente do Sindiara), Marina Santos (Diretora do Sindiara) e a professora Valeriana Marreiro.

“Precisamos adentrar nesse tema com profundidade para defendermos os trabalhadores urbanos e rurais, as mulheres, os idosos e as pessoas com necessidades especiais”, comentou Joerly.

“É uma pauta nacional, afeta de uma maneira direta todos os brasileiros. É importante que a gente compreenda muito bem quais são as propostas de alteração na Previdência. O Senado é uma Casa fundamental, tanto o Senado quanto a Câmara. E é importante que um senador que é diligente, estudioso, que se preocupa, como é o senador Cid Gomes, venha para essa Casa debater com a gente”, observou o presidente do Legislativo cearense.  A audiência foi requerida pelos deputados Evandro Leitão (PDT), Romeu Aldigueri (PDT) e Carlos Felipe (PCdoB).

A discussão sobre a PEC 6/2019, que prevê a reforma, girou em torno de fatores menos discutidos da proposta, como diferenciação de parâmetros conforme região do país e tipo de trabalho realizado. A discussão foi aberta pela explanação do senador Cid. Ele afirmou que os trabalhadores rurais vão ser os maiores impactados e defendeu uma maior discussão em torno da proposta. 

“Nós temos grandes preocupações com essa proposta. Há um grande esforço da elite desse país para fazer uma reforma a toque de caixa, sem grandes discussões. A gente quer exatamente o contrário, queremos aprofundar e levar ao conhecimento da população. O nosso principal front de luta vai ser na defesa dos trabalhadores rurais e beneficiários do BPC”, declarou o senador. Em seguida, o ex-ministro Ciro Gomes condenou a proposta apresentada pelo Governo Federal. “Há 66 páginas na proposta. Está cheia de ‘pegadinhas’. Em algumas, são flagrantes as injustiças e aberrações. Para nós nordestinos, por exemplo, eles estão igualando a idade mínima da mulher sertaneja e do homem sertanejo aos trabalhadores de trabalho intelectual, no ar condicionado. Isso não é razoável”, afirmou.