Páginas

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

INTERPRETAÇÃO DO RISADINHA KIDS EMOCIONA ESCRITORA YACY SABOIA, DIZ SITE CEARÁ EM FOCO

A história do livro “A árvore” de autoria Da escritora Yacy Pereira ganhou vida no palco do Auditório da Escola Nely de Lima, em Aratuba no Maciço de Baturité através do Grupo de Leitura RISADINHA KIDS.

A apresentação dos alunos projeto “Minha Escola Ler”, da Escola Professora Maria Júlia, no comandado da professora Bernadete, no último dia 14, foi à altura da obra literária, a interpretação das crianças emocionou a autora Yacy Saboia, que estava presente na plateia.


Os alunos integrantes do GRUPO RISADINHA KIDS ficaram entusiasmados com a receptividade da plateia e o resultado da apresentação.

O projeto de Leitura da Escola Maria Júlia em Aratuba é um dos destaques em projetos educacionais do Maciço de Baturité, com aquela turminha encantadora tudo ganha vida.

Segundo a educadora Bernadete Rodrigues “Tia Berna”, o processo de estímulo à leitura é desenvolvido em parceria com os professores, direção escolar, coordenação pedagógica e um grupo de alunos voluntários. O objetivo desta ação pedagógica é preparar os pequenos cidadãos aratubenses com autonomia leitora, despertando crianças e adolescentes para o mundo mágico da leitura e do conhecimento.

A técnica cultural Emanuelle Martins, que também colaborou com o roteiro, ficou empolgada com o desempenho dos alunos.

IMPORTANTE

A árvore que dá nome a esse livro não é imaginação ou invenção. Ela existe e ajuda muitos moradores de uma parte de nosso país que tanto sofre com a seca. Ao caminhante sertanejo, ela oferece uma sombra protetora e amena; ao leitor, sonho e reflexão. Trata de ecologia e questões sociais com delicadeza e inteligência num texto inspirado na literatura de cordel.

A leitura é uma fonte de conhecimentos que servem de grande estímulo e motivação para que a criança goste da escola e de estudar. Além da satisfação pessoal ela, contribui para a construção de modelos relacionados às formas de escrita, e tem como finalidade a formação de leitores competentes, com função de escritores. O espaço de construção da leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo, a partir dos seus conhecimentos. Portanto observa-se que a história literária da Escola Maria Júlia passou a ter dois momentos, o antes da existência do Risadinha Kids e o pós existência do grupo.

Fonte: Ceará em Foco