Páginas

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Seduc seleciona monitores e tutores para Projeto Jovem de Futuro


Alunos do ensino médio e universitários interessados em atuar como monitores e tutores terão a possibilidade de desenvolver suas habilidades em escolas públicas estaduais. A oportunidade é dada pela Secretaria da Educação (Seduc), por meio das 438 unidades de ensino que integram o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI)/Jovem de Futuro (JF). Cada escola fará sua seleção e concederá bolsas aos aprovados. As inscrições seguem até 15 de maio próximo.

Para participar, o candidato deve aguardar a divulgação dos editais publicados pelas próprias escolas (lista anexa) e divulgados nos sites das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), no Interior, e no caso das escolas da Capital, no site da Secretaria da Educação (Seduc). A ação é desenvolvida por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (Codea) – Gestão Escolar.

Conforme Régia Xavier, articuladora estadual das escolas Jovem de Futuro, os inscritos para a monitoria devem ser alunos do ensino médio da rede pública estadual. "Eles irão desenvolver atividades voltadas ao fortalecimento das ações pedagógicas e de projetos da própria escola na qual estão matriculados" - explica.

Já as vagas da tutoria serão ocupadas por estudantes do ensino superior. De acordo com Sandra Rodrigues, orientadora da Célula de Acompanhamento da Codea/Cestão, a missão dos universitários será contribuir para a implementação da metodologia Entre Jovens do Jovem de Futuro na escola, concebida para assegurar atendimento educacional complementar a alunos que ingressam no Ensino Médio com dificuldades específicas em Língua Portuguesa e em Matemática. "Esse esforço contribuirá para melhorar o desempenho dos que estão na última etapa da educação básica e aumentar os índices de conclusão do curso, diminuindo o abandono e a evasão escolar" - frisa Sandra.

ProEMI/Jovem de Futuro

O Ensino Médio Inovador é um Programa de reestruturação curricular, enquanto o Jovem de Futuro atua com uma tecnologia de Gestão Escolar para Resultados. A iniciativa é fruto de uma parceria entre Seduc, Ministério da Educação e Instituto Unibanco. A ação oferece às escolas participantes apoio técnico e financeiro para, em um período de três anos (duração do Ensino Médio), melhorar substancialmente seu desempenho. Trata-se de uma proposta que visa mobilizar alunos, professores e famílias em torno de metas pactuadas para um mesmo objetivo: garantir que os jovens acessem, permaneçam, tenham um bom desempenho e terminem o Ensino Médio.

Clique aqui e confira a Portaria 0285/2015

Assessoria de Imprensa da Seduc
Jacqueline Cavalcante – (85) 3101.3972
jacquelinec@seduc.ce.gov.br