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quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Black Friday 2014: dicas para comprar sem medo

Especialistas dão dicas de como não gastar mais do que se deve e driblar as maquiagens de preços no Brasil.

Popular nos EUA, o Black Friday é uma data que marca o início de vendas do Natal para o comércio, e ocorre anualmente sempre na última sexta de novembro. Na ocasião todas as grandes redes de varejo e eletrônicos disponibilizam uma série de itens com preços bem convidativos. Em 2014, a data será nesta sexta, dia 28 de novembro.

No Brasil, o primeiro ano em que o varejo apostou na data foi em 2010, onde o comércio eletrônico conseguiu números expressivos. No Ceará, a data foi aproveitada pela rede de lojas de tecnologia cearense Cecomil, sendo a primeira loja física do Brasil a apostar no formato de promoções em data única e com estoque limitado. 

Em 2014, o varejo eletrônico espera faturar cerca de R$ 1 bilhão com a “Sexta-Feira Negra”, superando a edição de 2013. Segundo levantamento da Braspag, empresa de meios de pagamento online, são esperadas mais de 900 mil transações financeiras na internet durante a promoção.

Já segundo pesquisa do site Zoom, 66,5% dos consumidores pretendem realizar suas compras no tão aguardado dia via o varejo online brasileiro, com uma projeção de vendas para a data de R$ 1,2 bilhão, que representa um crescimento de 56% relativo ao ano de 2013. Na contramão, apenas 1,5% dos brasileiros pretendem realizar suas compras apenas em lojas físicas.

Para Marcelo Murin, especialista em marketing e sócio-fundador da Officina di Trade, no Brasil, a credibilidade da ação de vendas não tem sido das melhores. “Tanto físico quanto virtual, a percepção dos consumidores brasileiros é de que os preços são majorados pelo varejo antes de anunciarem as promoções e descontos no dia da Black Friday. Desta forma, já ficou famosa a frase: ‘tudo pela metade do dobro’”.

Além dos preços com um aumento, há também produtos anunciados sem estoque e dificuldade em devolução/troca de produtos estão entre os assuntos mais comentados quando o assunto é Black Friday no Brasil. É importante, então, estar atento nos preços dos produtos já há algum tempo, para que não seja enganado e tenha a falsa sensação de estar economizando. Se realmente houver uma redução, essa será uma ótima chance para quem já sabe o que quer comprar para o Natal, por exemplo. Só não pode deixar que os impulsos das promoções se transformem em endividamento.

“Comprar adequadamente e com bons descontos é um dos principais segredos da educação financeira e da arte de poupar. Mas não recomendo que comprem coisas que não estejam dentro de seu planejamento, pois, normalmente são nos impulsos das promoções e do consumismo descontrolados que as pessoas se endividam”, alerta o educador financeiro Reinaldo Domingos, autor das obras Livre-se das Dívidas e Terapia Financeira.

São as famosas ‘armadilhas’ ou ‘fraudes’, e para evitá-las, o educador financeiro lista os cuidados que você pode ter para não ter problemas com suas compras em 2014:

1) Antecipação: se antecipe à Black Friday, pesquisando os preços dos produtos que deseja comprar para ver se os descontos que darão realmente são interessantes.

2) Lista: faça uma lista detalhada de tudo que pretende comprar e quem deseja presentear e quanto pretende gastar com cada um.

3) Endividamento: não compre se para isso precisar se endividar. Parcelamento também é uma forma de dívida. Se for inevitável, tenha certeza de que cabe no orçamento.

4) Natal: se estiver em situação financeira problemática, e quiser adiantar as compras de Natal, uma dica é priorizar as crianças. Será mais fácil explicar para os adultos o jovens o motivo de não receberem presentes.

5) Pesquisa: utilize a internet como meio de pesquisa, mas cuidado, só acesse e compre em sites confiáveis, crimes digitais são cada vez mais comuns.

6) Preparação: se prepare para ir as compras nas lojas com tempo e roupas confortáveis, além disso é importante uma dose extra de paciência, evitando que se compre rapidamente para acabar com o martírio.

7) Decon: caso tenha problema com as compras, procure o órgão de defesa do consumidor para formalizar a reclamação. Por meio do site do Decon ou pelo telefone da fiscalização (85) 3452.4505. Após a denúncia, a empresa será notificada para se pronunciar no Processo Administrativo, caso conste irregularidade, poderá ser multada e autuada. Essa multa varia de 200 a 3 mil de Ufirce (aproximadamente de R$ 600 a R$ 9 mil).

VIA TC.