Páginas

sábado, 24 de maio de 2014

Preparem os bolsos aratubenses: Reajuste da Cagece é de 7,5% para o Interior

O reajuste médio de 7,5% começa a valer quando a Cagece publicar oficialmente a definição da Arce.
O reajuste médio de água e esgoto para 148 municípios do Interior sob a responsabilidade da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) será de 7,5%. O índice foi definido ontem, em reunião do Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arce).
A alta entra em vigor 30 dias após a Cagece publicar oficialmente a decisão, conforme determina a lei federal do Saneamento Básico (11.445/2007). A distribuição do reajuste pelas faixas de clientes é de responsabilidade da própria Cagece.
“A partir de uma nota técnica, realizamos uma audiência pública, recebemos contribuições e fizemos um parecer que foi aprovado pelo Conselho Diretor”, explicou o coordenador Econômico-Tarifário da Arce, Mário Augusto. Ele detalha que o reajuste é feito com base na Resolução 164 da Arce.
Próxima semana
O percentual de reajuste para Fortaleza ficou para a próxima semana. Um dos critérios que são levados em consideração na definição na Capital é exatamente o reajuste dado pela agência reguladora estadual. 
A nota técnica do índice aprovado pela Arce já chegou à Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Público de Saneamento Ambiental (Acfor), que define em Fortaleza.
“A Acfor deve na próxima semana deliberar sobre o pleito da Companhia de Água e Esgoto do Ceará ao longo da próxima semana”, respontou a agência ao O POVO em nota. Em geral, o reajuste em Fortaleza é o mesmo ou bem próximo ao que ocorreu ao restante do Estado.
A Acfor é quem regula, fiscaliza e controla os serviços públicos concedidos, permitidos ou terceirizados de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.
Atualmente, o sistema de água da Cagece atende a 2.515.795 pessoas na Capital, por meio de 787.988 ligações prediais. O sistema de esgotamento beneficia 1.397.135 moradores.
Anos anteriores
Em 2013, o reajuste foi de 8,51% para todo o Estado, exceto Fortaleza, de forma linear para todas as categorias e faixas de consumo. Foi autorizado com base no Reposicionamento Tarifário Provisório.

O restante dos 35 municípios que não sofrem interferência do reajuste da Cagece têm sistema de água e esgoto independentes, geridos pelo próprio município.
NÚMEROS 
148
municípios do Interior são atendidos pela Cagece

30
dias após a publicação do reajuste, ele entra em vigor

SERVIÇO
Conheça a estrutura tarifária da Cagece
Atendimento virtual: http://bit.ly/1lJgR1D
Com informações O POVO ONLINE