Páginas

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Cid Gomes entrega notebooks aos alunos de Aratuba com melhor desempenho acadêmico na prova do Spaece

Ao todo foram entregues 4.414 notebooks a alunos com melhor desempenho acadêmico em Aratuba e demais cidades do Ceará.

O governador Cid Gomes e a secretária Izolda Cela realizaram a entrega na última terça-feira (12), às 9 horas, no Centro de Eventos do Ceará (CEC), de 4.414  notebooks a estudantes do ensino médio da rede estadual que se destacaram pelo desempenho acadêmico alcançado em 2012. Os jovens fazem  parte de um total de 6.318 agraciados em todo o Estado. Os dados têm como base o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará  (Spaece). O investimento total é de R$ 11,2 milhões, provenientes do  Tesouro Estadual.

Os agraciados são alunos das escolas estaduais da  Capital e das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação  (Credes) de 1 a 9, sediadas, respectivamente, nos municípios de  Maracanaú, Itapipoca, Acaraú, Camocim, Tianguá, Sobral, Canindé, Baturité e Horizonte.

Da Escolar José Joacy Pereira em Aratuba os alunos: Eloise Barbosa, Felipe Maciel, Yonny Kelly, Frankeline Pereira, Gersiana Lima, Kaline Sueliza, Artenise Brito, Dara Barbosa, e Júnior Farias e a coordenadora Pedagógica Ana Kézia da solenidade de entrega dos notebooks.

O Spaece 2012 identificou os que estão no nível adequado de conhecimento em Língua Portuguesa e Matemática, segundo a escala de avaliação que vai de 0 a 500 pontos. Recebe o prêmio quem obteve pontuação mínima de 325 na primeira disciplina e 350 na segunda. A premiação tem o intuito de potencializar a melhoria da qualidade da educação dos jovens cearenses que estudam nas escolas públicas estaduais. Foi instituída pela Lei 14.483, de 2009, e passou por recente reformulação, em 2012, através da Lei 14.691.

O número de agraciados tem crescido desde a implantação do prêmio, em 2008. Na primeira edição, 813 alunos foram contemplados. No ano seguinte, em 2009, 3.033 estudantes conquistaram a premiação. Em 2010, essa iniciativa chegou a 4.320 jovens e, em 2011, foram 6.139 beneficiados.

SPAECE

O objetivo do Spaece é fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da rede pública de ensino.

Por considerar a avaliação um instrumento eficaz de gestão, o Governo do Estado, por meio da Seduc, ampliou, a partir de 2007, a abrangência do Spaece, instituindo a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries de forma censitária. Desde então, passou a ter três focos: Avaliação da Alfabetização Spaece-Alfa (2º ano), Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos) e Avaliação do Ensino Médio (1ª, 2º e 3ª séries).
Assessoria de Imprensa da Seduc
______________________________________________________
PUBLICIDADE DO SITE