Páginas

terça-feira, 6 de março de 2012

Um campeão chamado Luis Paulo


Luiz Paulo tinha 13 anos quando foi apresentado ao mundo do vale tudo, nessa época um esporte desconhecido na pacata Aratuba que causou espanto e descrença, entretanto Luiz Paulo após sua primeira luta decidiu que ser campeão de vale tudo seria seu foco principal.  No início não foi nada fácil, o adolescente que mais tarde se tornaria um campeão teve que enfrentar seu primeiro desafio e vencer a  preocupação de sua mãe que ao vê-lo chegar machucado em casa após um treino, tentou fazer com que o filho desistisse de praticar este esporte. Em sua primeira luta oficial na cidade de Canindé Luis Paulo conseguiu finalizar nos primeiros quarenta segundos de luta seu adversário que há três anos estava intacto. Nascia então um campeão aratubense.
Através do campeão mundial Marlon Santos, Luis Paulo passou uma temporada de cinco meses no Rio de Janeiro onde treinou com os melhores do MMA. Retornando ao Ceará ficou um ano sem lutar, quase entrando em depressão pensou que era o fim de sua carreira. “Na verdade dei uma caída, mas nunca parei totalmente de lutar, nessa época me firmei na igreja, coloquei as coisas de Deus em primeiro lugar. Sempre achei que se fosse vontade de Deus eu conseguiria atingir meu objetivo de qualquer maneira”. Disse Luis Paulo.
Passando essa fase ruim surge à oportunidade de uma luta na cidade de Juazeiro do Norte no Ceará, mais uma vez o campeão estava de volta ao tatame. Dessa vez seu adversário (favorito ao título de campeão) foi finalizado aos quatorze segundos. Ao todo já são oito lutas e oito vitórias consecutivas. Luis Paulo que já brilha nos tatames cearense, recebeu uma proposta para lutar no exterior. Agora é só vencer a burocracia do visto para viajar e brilhar mundo a fora representando o Brasil.
“O hoje é se fixar mais ainda nos planos de Deus. Aratuba é um sonho, pretendo voltar e fazer várias coisas aqui, eu sempre falei para minha mãe que eu gostaria de montar uma creche, uma casa de apoio. Vou conseguir. Meu futuro vou entregar nas mãos de Deus, vou cuidar do presente. Meus amigos são tudo, agradeço muito a força que recebi dos meus amigos na igreja e fora dela, eu sempre falo da igreja porque as pessoas acham que sou marrento, mas sou uma pessoa muito temente a Deus”. Comentou Luis Paulo.
No meio da entrevista quando perguntamos para o campeão quem era Novinha (sua mãe), tomamos um susto, Luis Paulo parou, respirou e não conseguiu conter as lágrimas. E sob forte emoção disse: “Minha vida, eu perdi meu pai e minha mãe segurou a barra. Minha mãe é uma guerreira e tenho que levar isso comigo, eu não posso desistir, pois minha mãe não desistiu. Embora não pratique artes marciais, ela é um samurai, não desiste nunca. Quando íamos dormir que pedíamos a benção pra ela, depois de ter abençoado logo vinha à pergunta: cadê a benção do pai? Essa simbologia marcou profundamente minha vida, isso nos lembrava que ela era a mãe e o pai”. Afirmou.  
Sem pausa, Luis Paulo falou cerca de nove minutos da importância de seus amigos, família e seus objetivos. Expressou a profunda admiração e respeito que tem por seu padrasto e o enorme amor que sente por suas irmãs e sobrinhos. Outro pico de emoção foi quando falou sobre sua filha afirmando que ela é sua vida, seu tudo, seu chão.
Finalizando a entrevista, agradeceu o apoio que sempre recebeu do ex-prefeito Wolner Santos e o apoio da atual administração na pessoa de Júlio César. Luis Paulo agradeceu o apoio que recebe da mãe de sua filha. “A mãe da minha filha é uma pessoa que me incentiva muito, ela me entende e não faz cobranças, ela me ajuda bastante”. Concluiu.
Segue Luis Paulo na conquista de suas metas e realizações de seus sonhos, deixando um legado para juventude de Aratuba na perspectiva de que é possível sonhar e realizar.