Páginas

segunda-feira, 13 de julho de 2015

PAGAMENTOS DO BOLSA FAMÍLIA A TRABALHADORES E GESTORES ESTÃO BLOQUEADOS

Os processos rotineiros de controle do Programa Bolsa Família identificaram a presença entre seus beneficiários de 16.915 trabalhadores e de 183 gestores do programa nos municípios. Devido a isto, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) determinou que os pagamentos do programa fossem bloqueados na folha de junho, para que os casos fossem analisados. Os municípios em que a situação foi registrada são obrigados a verificassem o cumprimento dos requisitos de renda do programa.
Os processos de controle do Bolsa Família incluem o cruzamento de dados com outras bases cadastrais, em averiguações anuais, o controle social pelos Conselhos Municipais de Assistência Social e a fiscalização pelos órgãos de controle (como CGU e TCU) e pelo Ministério Público, além da atualização dos cadastros dos beneficiários a cada dois anos. Somente na última revisão cadastral, concluída em maio de 2015, 449 mil famílias deixaram o programa por apresentarem melhoria de renda.
Um dos critérios para receber o benefício do Bolsa família é manter os filhos matriculados e frequentando as aulas. A frequência escolar mínima é de 85%, para estudantes de 6 a 15 anos, e de 75%, para adolescentes de 16 e 17 anos. Na área da saúde, é exigida a realização de consultas de pré-natal pelas gestantes e a vacinação das crianças de 0 a 6 anos. As famílias que não fazem o acompanhamento podem ter o benefício bloqueado.
Os nomes de todos os titulares de cartões, com os respectivos valores pagos, estão disponíveis no site do Portal da Transparência do governo federal.

Fonte: APRECE