Páginas

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Porco - Espinho invade residência em Aratuba

No momento da captura o Porco-Espinho não esboçou reação.

Na manhã desta quinta-feira (5), um quandú, conhecido popularmente como porco-espinho invadiu a residência do funcionário público Walber Monteiro na cidade de Aratuba, localizada no Maciço de Baturité. Nossa redação foi acionada e registrou as imagens do animal silvestre que foi capturado por populares e em seguida devolvido ao seu habitat natural. 
Porco-Espinho (Quandú)
Os espinhos são pêlos duros modificados, alcançam até 10 cm e estão presentes na cabeça, pernas e parte anterior da cauda.
Família: Erethizontidae
Nome científico: Coendou prehensilis
Nome popular: Porco-espinho
Categoria: Ameaçado
Características físicas: as partes superiores são cobertas com fortes espinhos farpados de coloração branca ou amarelo pálido na base e na ponta, e preto ou marrom escuro no centro. Estes "espinhos", que na verdade são pêlos duros modificados (vibrissas), alcançam até 10 cm e estão presentes na cabeça, pernas e parte anterior da cauda. A região ventral é mais clara que a dorsal e é coberta por espinhos pequenos e macios. Sua cauda longa e preênsil tem entre 30 a 57 cm, com a parte anterior espinhosa e a posterior nua. Esse animal tem em média 54 cm de comprimento e pesa cerca de 4 kg.
Alimentação: come sementes de frutos, cocos, cascas de árvores e provavelmente folhas. Pode, eventualmente, invadir roças e pomares.
Biologia e comportamento social: solitário, sai à noite ou na hora do crepúsculo em busca de alimento. De dia descansa no alto das copas das árvores ou abriga-se em troncos ocos. Tem movimentos lentos, mas está bem adaptado para a vida nas árvores, usando a cauda para prender-se aos galhos e mover-se entre as árvores.
Reprodução: após uma gestação que dura de 195 a 210 dias, nascem um ou dois filhotes com cerca de 390g. Ele é alimentado diariamente pelos pais por cerca de 70 dias.
Predadores: jaguatirica e outros felinos.
Longevidade: média de 10 anos.
Habitat: em todo o país.
Classe: Mammalia
Ordem: Rodenti