O VEREADOR ALOÍSIO SENHOR PROPÔS O DEBATE EM PRONUNCIAMENTO ATRAVÉS DE REQUERIMENTO.
De proposição do mandato do vereador Luiz Aloísio dos Santos Morais (PR), a Câmara Municipal de Aratuba realizou, na manhã do último sábado (25), uma audiência pública para debater a reforma previdenciária. A ação reuniu representantes de sindicatos, imprensa e gestores, além da população no Plenário Pedro Barbosa Cordeiro.
A audiência foi presidida pelo próprio propositor e teve como eixo principal discutir PEC nº 6/2019 que trata da proposta da reforma da previdência. A proposta foi enviada ao Congresso em fevereiro pelo governo de Jair Bolsonaro. “Um debate de extrema importância para que todos avaliem e sugiram propostas que atendam às necessidades do hoje e do amanhã, pois vejo essa proposta como uma catástrofe, principalmente para as mulheres e os trabalhadores também”, justificou o vereador.
O vereador Marcos do PT de Baturité presente na audiência, destacou a importância de a população se informar sobre a Reforma da Previdência, que, segundo ele, prejudica principalmente a classe trabalhadora rural.
Jaqueline Simão Pinto presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar Rurais de Picos, falou sobre o receio da aprovação da reforma para a classe que ele representa. E destacou a importância de a população protestar contra o que ela considera perda de direitos.
O presidente do SINDIARA, Joerly Vitor, em seu pronunciamento afirmou que a audiência é de grande importância para poder informar o povo e empoderá-los para lutas pelos seus direitos.
As palestrantes Maria das Neves Reis (Secretária de Politicas Publicas da Fretraece) e Elisandra Gomes (Presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tauá) fizeram uma explanação detalhada da PEC nº 6/2019. De acordo com as palestrantes, a reforma afetará todas as pessoas, independente da idade, sexo, e condição do trabalhador ativo, inativo, desempregado ou pensionista. “Essa PEC promove alteração na idade, no tempo de contribuição e no cálculo dos benefícios de aposentadoria, de pensão e benefícios assistenciais, inclusive com criação de regras que dificultam o acesso a tais benefícios”, explicou uma das palestrantes.
A audiência também contou com a participação do Secretário de Assistência Social Arimateia, no ato representando a prefeita Maria Auxiliadora Lima Batista, vereadores Aurino Pinheiro (PRTB) e Magno (PSD) Magno Wylamy.