Páginas

sexta-feira, 3 de julho de 2015

São Paulo recebe neste fim de semana o aratubense LUCAS SANTOS na primeira etapa nacional do Circuito Caixa Loterias de Atletismo e Natação.

LUCAS SANTOS É CONSIDERADO UM DOS MELHORES ATLETAS PARALÍMPICO DO CEARÁ.  


São Paulo será sede neste fim de semana, 4 e 5 de julho, da primeira etapa nacional do Circuito Caixa Loterias. O maior evento do esporte paralímpico brasileiro chega às disputas mais abrangentes e contará, nesta ocasião, com 518 participantes, sendo 332 do atletismo e 186 da natação. As provas das duas modalidades serão realizadas no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, o Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo.

A etapa do Circuito será ainda mais importante para a Seleção Brasileira de atletismo. Após a convocação para os Jogos Parapan-Americanos de Toronto, que ocorrerão de 7 a 15 de agosto, os atletas selecionados farão ajustes para o evento continental. Nomes como Terezinha Guilhermina, Verônica Hipólito e Alan Fonteles estão na lista de inscritos.

“Os resultados da etapa nacional do Circuito Caixa Loterias serão bastante importantes para podermos controlar a performance dos nossos atletas e mensurar como está a preparação para os Jogos Parapan-Americanos e o Mundial de Atletismo, em outubro”, disse Ciro Winckler, coordenador do atletismo do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Além dos brasileiros, atletas consagrados no cenário internacional também competirão. É o caso da cubana Yunidis Castillo, dona de cinco títulos paralímpicos na classe T46. Após um período afastada das pistas por causa de uma gravidez, ela também correrá em São Paulo e tentará obter marcas qualificatórias para Toronto. O fundista chileno Cristian Valenzuela, atual campeão paralímpico dos 5.000m, classe T11, é outro destaque. Ambos já haviam marcado presença no Open Caixa Loterias, que ocorreu também na capital paulista, mas em abril.

As provas de natação por sua vez terão um “desfalque” no primeiro estágio nacional do Circuito. Contudo, por uma boa causa. A delegação brasileira que competirá no Mundial da modalidade, de 13 a 19 de julho, embarcará já neste mesmo fim de semana para Glasgow. Desta maneira, os 23 atletas convocados para o evento não nadarão no Ibirapuera.

Outro grande nome que fará parte da competição é o do paratleta aratubense LUCAS SANTOS. O competidor é dinâmico, focado  em seus treinamentos e disciplinado na busca de resultados perfeitos. Agora é só aguardar o resultado final.  

O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pela Caixa Loterias. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, natação e halterofilismo. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.

O primeiro semestre de 2015 é reservado para as fases regionais. A primeira etapa foi a Norte/Nordeste, em Recife, no mês de março. A segunda (Rio/Sul) aconteceu em Curitiba, de 27 a 29 de março. A terceira (São Paulo), foi realizada na capital paulista nos dias 16 e 17 de maio. A última classificatória para as fases nacionais (Centro/Leste) ocorreu em Uberlândia (MG), de 29 a 31 de maio.

As fases nacionais têm início no segundo semestre. Todas serão em São Paulo. Além desta etapa, ainda haverá a segunda, de 10 a 13 de setembro, e a terceira, de 5 a 8 de novembro.

Serviço

Circuito Caixa Loterias – 1ª etapa nacional 
Cidade: São Paulo (SP)
Data: 4 a 5 de julho
Locais de prova: Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães – Rua Manoel da Nóbrega, nº 1361 – Entrada pela Av. Marechal Estenio Albuquerque de Lima

Horário: Sábado, das 8h às 18h; domingo, das 8h às 12h

Redação Aratuba Online
Fonte:CPB