Pedro Denis é Formado em Gestão de Recursos Humanos pela FANOR.
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Diretor de Ouvidoria (Ouvidor) |
A Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde de Aratuba é um
canal de amplo acesso aos usuários, que tem a participação efetiva dos cidadãos e estabelece um amplo relacionamento democrático entre a gestão de Saúde Pública e
usuários do sistema.
Atualmente o papel fundamental da Ouvidoria dentro do SUS em
Aratuba é nortear as avaliações da gestão pública, as opiniões geradas pelos
usuários dos serviços públicos de saúde, na busca de humanizar e garantir
soluções referentes às ações e serviços oferecidos à população.
A intenção do Prefeito Ivan Neto em priorizar a Ouvidoria da Saúde é ampliar a qualidade dos serviços presentados ao cidadão aratubense, tendo como base o relato e vivências dos mesmos.
COMO ACESSAR
A OUVIDORIA
Você
pode acessar a ouvidoria pelo telefone - 85-3329-1444 ou pelo e-mail: ouvidoriasusaratuba@gmail.com,
e por atendimento presencial. A Ouvidoria também pode ir até você por meio da Ouvidoria
Itinerante.
OUVIDORIA
ITINERANTE
A Ouvidoria Itinerante é constituída por
iniciativas que podem deslocar-se territorialmente até comunidades remotas, trazendo
informações importantes.
A Ouvidoria Itinerante desempenha,
portanto, um papel importantíssimo, pois congrega a comunicação e a escuta qualificada com o
respeito à diversidade e à cultura desses territórios vulneráveis.
Na
Ouvidoria da Saúde você pode fazer:
Denúncias - quando se quer indicar irregularidade ou
indício de irregularidade no atendimento . Ex; cobrança de procedimentos,
negligência médica.
Reclamação – quando se quer
relatar insatisfação em relação às ações e/ou aos serviços de saúde, sem
conteúdo de requerimento. Ex: demora no atendimento, excesso de fila, falta de
medicamentos.
Solicitação – quando se requer
acesso a atendimento ou a ações e/ou serviços de saúde, ou qualquer outra
informação da gestão SUS no âmbito municipal, estadual e nacional.
Pergunta - quando
se busca instrução, orientação, esclarecimento, ou ensinamento
relacionado à saúde.
Elogio – quando se quer
demonstrar satisfação por um serviço prestado pelo SUS. Ex. bom atendimento.
Sugestões: quando se quer
propor ações considerada útil à melhoria do SUS.
OUVIDORIA
PERTO DE VOCÊ
Por fim, é importante
que todo cidadão saiba que a Ouvidoria
da Saúde atua na perspectiva da participação social procurando a melhoria dos
serviços de saúde.
Esse trabalho tem
mais condições de atingir seus objetivos se a Ouvidoria estiver próxima do cidadão
e da gestão do serviço
Dessa forma é
possível á Ouvidoria mediar os eventuais
conflitos existentes entre eles e levar ao gestor o olhar do usuário da Saúde.