"SEGUNDO VICTERO BRUNO ESTA EDIÇÃO CONTA COM A PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO POVO KARÃO"
A juventude do povo Kanindé de Aratuba realizará sua III Conferência da Juventude Indígena Kanindé, no período de 21 à 24 de março de 2019. Neste ano, eles contam com a participação especial do povo Karão/Jaguaribara, que recebe o evento na aldeia Feijão, em Canindé/Aratuba.
O evento conta com a participação da juventude indígena de ambos os povos, convidados e jovens dos outras etnias no Ceará. A organização é do Coletivo de Jovens Indígenas Jaguaribara (CJIJ) e da Articulação da Juventude Indígena Kanindé (AJK).
A iniciativa é fruto da luta do líder comunitário Victero Bruno que tem encampado uma luta no resgate histórico do povo Karão em solo aratubense, o evento tem como parceiros: a Funai, a rede Mesa Brasil SESC, o CDPD, Adelco e o (CDPDH), entre outras instituições.
A III Conferência da Juventude Indígena Kanindé contará como fóruns de discussões sobre a presença de indígenas no Maciço de Baturité, tendo em vista a participação do povo Karão, que atualmente luta por sua autoafirmação e reconhecimento perante o movimento indígena estadual.
Para Victero Bruno, o encontro busca o fortalecimento da juventude indígena, através da busca coletiva do conhecimento, fortalecimento da rede e o reconhecimento da importância e da atuação dos povos indígenas no Maciço de Baturité. “Nosso povo, nossa história, nossa juventude, nossos antepassados merecerem respeito diante do atual cenário de desconstrução da identidade da nação indígena, resistência é a palavra de ordem e os jovens são fundamentais neste processo”, comenta o líder comunitário Bruno.